Um risco é um evento que pode acontecer no futuro e que pode afetar planejamento de investimento seja pessoal, ou profissional. Não existe negócio isento de riscos. Dito isso, podemos entender melhor que o sucesso ou o fracasso de uma organização está diretamente ligado a quão eficaz a empresa é em gerenciar riscos.
Existem diversas técnicas para gerenciamento de riscos, e é importante que os profissionais responsáveis pelas análises sejam qualificados tanto a aplicá-las quanto em analisar os riscos em si.
Segue algumas sugestões que podem ajudar, e estamos abertos a ideias novas:
-Faça uma simulação de cenários, ou análise de cenários, é uma das técnicas para gerenciamento de riscos mais utilizadas. Ela consiste em análise das variáveis quantitativas e qualitativas de possíveis eventos que poderão ocorrer no futuro, considerando, assim, vários resultados possíveis. Ou seja, uma boa análise SWOT, sobre as fraquezas, pontos fortes, oportunidades do seu negócio ou investimento.
-Análise o custo benefício. Dentre as técnicas para gerenciamento de riscos, a Análise de Custo Benefício avalia de forma qualitativa os custos e os benefícios da execução de um projeto.
-Análise os riscos, e acompanhar os riscos identificados, e monitore as ameaças. Tente traçar metas e possíveis saídas para um eventual cenário de risco.
-Tenha sempre uma reserva de capital, para que você tenha uma reserva, em caso de investimentos, não arrisque aquilo que você não pode se dar ao luxo de perder.
- Estar sempre informados sobre o cenário de atuação, pois, boa informação vale ouro, em tempos de fake news.
Em suma, riscos existem, mas uma gestão proativa em relação às ameaças e oportunidades, pode ajudar muito.