PDA

View Full Version : A criação e funcionamento do sistema monetário.



The Money Man
29-04-2015, 04:49 PM
http://www.smartkids.com.br/uploads/imagens/especiais/historia-do-dinheiro-destaque.gif



Esta página organiza um conjunto de postes que explicam como funciona uma zona monetária.
É imprescindível para se compreender toda a discussão em torno do BCE e a sua capacidade de resolver a Crise das Dívidas Soberanas Europeias.

Os postes não são de compreensão directa obrigando o leitor a fazer um esforço de racionalização dos movimentos contabilisticos que materializam o sistema monetário.

The Money Man
29-04-2015, 04:49 PM
A inflação é um fenómeno puramente monetário

A moeda é apenas o lubrificante da economia


As pessoas pensam que ter dinheiro é ter riqueza mas não é assim.
O dinheiro serve apenas para facilitar as trocas por ser um referencial de valor (que permite comparar os preços relativos dos milhares de bens e serviços existentes) e uma reserva de valor que permite "guardar" o valor dos bens e serviços desde a hora que os vendemos até à hora em que compramos outros bens e serviços.

The Money Man
29-04-2015, 04:49 PM
Exemplo,

Eu trabalho hoje 8 horas e recebo 50€ em dinheiro como um armazenamento do valor do meu trabalho.
Amanhã posso meter 33 litros de gasolina descarregando o valor do meu trabalho (entregando as notas) para o gasolineiro.
Depois, o gasolineiro descarrega o valor do meu trabalho (enviando as notas que lhe dei) na compra de gasolina à Petrogal.
A Petrogal descarrega o valor do meu trabalho para a Arábia Saudita (em troca por petróleo).
A Arábia Saudita descarrega o valor do meu trabalho para a Alemanha (em troca por um Mercedez)
A Alemanha descarrega o valor do meu trabalho para Portugal (em troca de uns sapatos).
O sapateiro descarrega o meu trabalho para os impostos (em troca de o filho estar a estudar).
O Governo já tem outra vez dinheiro para me pagar o dia de amanhã.

The Money Man
29-04-2015, 04:50 PM
As notas vão circulando pela economia mas são sempre as mesmas.


As notas são importantes como mecanismo de lubrificação da economia mas não são elas próprias valor. O valor do dinheiro consiste no valor dos bens e serviços que podemos comprar com ele.

Se deixar de haver bens ou serviços (por exemplo, se houver uma guerra) o dinheiro perde valor porque não há o que comprar.
É como o cartão de pontos do Continente: se o supermercado não tiver nada para vender, os pontos não valem nada.

The Money Man
29-04-2015, 04:50 PM
E se não houvesse notas?


Notas e dinheiro não são a mesma coisa. Na teoria económica o dinheiro divide-se em
Inside money que apenas existe em termos contabilisticos e
Outside money que são as notas e as moedas.

Por exemplo, em termos de inside money, no fim do meu dia de trabalho, fica registado na contabilidade do meu banco "+50€". Quando eu for meter gasolina, com o cartão multibanco, a contabilidade do meu banco lança na minha conta "-50€" e lança "+50€" na conta do gasolineiro.
E por aí fora.

The Money Man
29-04-2015, 04:50 PM
Funciona tudo na mesma.


Mas as notas são o meio tecnologicamente mais barato de fazer dinheiro. Se imaginarmos o interior de África onde circulam Dólares Americanos (na candonga), vemos que o inside money obriga a uma sociedade mais organizada.

Mas a tendência é a mudança. Com a internet pode existir inside money nesses países esquisitos mas localizado noutro local. Por exemplo, via internet fazem-se transferências no meio de África entre contas bancárias localizadas no Luxemburgo ou no Mónaco.

The Money Man
29-04-2015, 04:50 PM
Já estão a ver a importância de haver offshores?


Permite que pessoas localizadas em países onde nada funcionatenham uma forma segura de ter um pé-de-meia.
No meio da República do Congo, em plena guerra civil, um camponês qualquer pode colocar de lado 50€ numa conta offshore.
Pode vir a ser o finaciamento da educação dos filhos. Ou, depois de ter que abandonar a sua terra, vir a facilitar-lhe o recomeço da vida.

The Money Man
29-04-2015, 04:51 PM
Mas há a história da "circulação da nota" que paga dívidas.

A minha história é inspirada nas da internet em que a nota parece, ao circular, melhorar a economia (paga dívidas).
A conclusão está errada porque não é a nota que circula mas é o valor do meu trabalho que viaja pelo Mundo. Se eu não trabalhasse, se o gasolineiro não tivesse gasolina, se a Petrogal não tivesse petróleo, etc. a nota de 50€ não fazia nada.
Já se imaginaram no meio do deserto, sozinhos, com uma nota de 50€? Para que é que isso serviria?

The Money Man
29-04-2015, 04:51 PM
O Ouro é uma moeda supranacional


Para se sair da economia de sobrevivência foi obrigatório que os agentes económicos aceitassem uma moeda. Como na antiguidade não se sabia nada de Economia e não havia FMI nem bancos centrais, o Ouro surgiu como moeda por evolução natural.

A princípio o Ouro era um bijuteria estranha porque não oxidava e, com o tempo, foi-se tornando unidade de valor, meio de reserva e meio de troca.
O seu valor derivava, pensavam os antigos, de ser um bocadinho do Deus Sol. A Prata era um bocadinho da Deusa Lua.
Ainda hoje o Ouro é aceite por todos os Estados como uma moeda supranacional.

Existem actualmente cerca de 170 mil toneladas de Ouro disponíveis das quais 30500t são reservas dos bancos centrais (fonte: World Gold Council). Sendo a produção de 2350t/ano então, a quantidade de Ouro disponível aumenta cerca de 1.4%/ano.

The Money Man
29-04-2015, 04:51 PM
O Cavaco não sabe nada.


É incrivel como uma pessoa que se diz economista sabe tão pouco. Mas eu conheço mais professores catedráticos de economia que não sabem nada de economia. Eu sei pouco mas fico boquiaberto.

O Cavaco nem dá conta que está a defender ideias dos equerdistas.

Com tanta ignorância é impossível fazer o povo compreender como se deve governa um país de forma eficiente.

Agora imaginem o que o Passos sabe de economia. Se não fosse ele ler este blog, estavamos pior governados que os da Venezuela.
Eu penso que é culpa dos alemães. Daquele alemão, o dr. Alzheimer.

The Money Man
29-04-2015, 04:51 PM
O valor da moeda é um valor especulativo


Apenas troco o meu trabalho pelas notas porque antecipo que amanhã consigo trocar essas notas por 33 litros de gasolina.
Se eu imaginasse que amanhã eu não conseguia comprar nada com os 50€, eu não aceitava trocar o meu trabalho pelas notas.
Contrariamente ao que anunciam os esquerdistas, a economia existe porque todos nó somos especuladores.
O Duarte Lima especula que, se rezar uma Avé Maria todos os dias, vai para o Céu.
Especulo que, se depositar dinheiro num banco, daqui a 5 anos tenho lá o dinheiro mais os juros.

The Money Man
29-04-2015, 04:51 PM
A velocidade de circulação da moeda.


Vamos imaginar que eu recebo o ordenado ao fim do dia e que o gasto ao longo do dia seguinte seguinte. Então, em média vou ter 25€ no bolso.
Se recebo no fim do mês 1500€ que vou gastando ao longo do mês seguinte, em média terei 750€ no bolso.
A relação entre o PIB do país e a quantidade de moeda em circulação chama-se "velocidade de circulação da moeda".
Comparando o PIB mundial com a quantidade de outro disponível, existem 380$ por cada grama de Ouro. A 55$/g, temos uma velocidade de circulação do Ouro de 7 trocas por ano.


Se o dinheiro fosse inside money, a velocidade de circulação da moeda poderia ser infinita (a soma de todos os saldos ser zero) ou ainda maior! (a soma de todos ser negativo).

The Money Man
29-04-2015, 04:52 PM
A emissão de moeda


O BCE, o soberano, é monopolista na emissão de notas e moedas.
Emitir notas dá muito lucro. Por exemplo, produzir uma nota de 500€ custa cerca de 20€. Então, "vender" uma nota de 500€ dá um lucro de 480€ ao BCE.
Dos 480€ de lucro, o BCE fica com 8% (38.40€) sobrando 441.60€.
Este dinheiro é entregue, proporcionalmente à dimensão das economias, aos países.
Portugal recebe 12.01€ (2.50%)
A Alemanha recebe 129.91€ (27.06%)
Malta recebe 0.43€
A Alemanha recebe mais dinheiro porque a maior parte das notas são "vendidas" a alemãe

The Money Man
29-04-2015, 04:52 PM
Se a velocidade de circulação da moeda fosse infinita, em toda a Zona Euro apenas haveria em circulação uma moeda de 1 cêntimo.


O que fazem os países com o dinheiro?

O BCE emite cerca de 50 mil milhões € por ano recebendo Portugal recebe cerca de 1.1 mil milhões € por ano.
Os países gastam esse dinheiro pagando salários, pensões e fornecimentos de bens e serviços.

The Money Man
29-04-2015, 04:52 PM
Finalmente, já podemos ir à inflação.


As pessoas têm dificuldade em compreender como a moeda se liga à inflação. Eu posso explicar um pouco como isto funciona porque trabalhei no meu mestrado nisto (com o ex- sr. ministro das finanças) que demorei 6 anos a concluir.

Vou ter que dividir o mecanismo de transmissão em termos microeconómico (expectativas adaptativas) e em termos macroeconómicos (expectativas racionais).

The Money Man
29-04-2015, 04:52 PM
Conversavam dois amigos


- O meu filho fez o mestrado em Economia em 2 anos e o teu filho anda lá há 6 anos. Deve ser muito burro.
- Não pá, ele já me explicou, ele é muito fino. Quando o meu filho chega a um exame faz o que sabe. Mas, no fim, se não estiver tudo certo desiste para estudar mais. Quando o meu filho vier da FEP vai saber mais que o Cavaco.

The Money Man
29-04-2015, 04:52 PM
A inflação na microeconomia (expectativas adaptativas)


Um industrial de sapatos tem 500 pares à venda numa loja a determinado preço.
O sapateiro repõe 100 pares por semana e o stock mantém-se nos 500. Quer dizer que, em média, as vendas são 100 pares por semana.
De repente, o Estado, com o dinheiro obtido pela emissão de moeda, começa a comprar 10 sapatos por semana. Então, semana após semana, o stock começa a diminuir.
O sapateiro, vendo o stock a diminuir, tem duas hipóteses

The Money Man
29-04-2015, 04:53 PM
H1. Aumenta a produção 10% mantendo o preço.


O aumento da produção implica um aumento dos custos unitários de produção porque os trabalhadores, para fazerem horas extraordinários, querem mais salário.
Os esquerditas, comunas, broquistas, keynesianos acreditam que é isto que vai acontecer.
Mas o aumento da produção vai reduzir o lucro porque. Por um lado, os trabalhadores querem mais salários e, por outro lado, os fornecedores vão querer aumentar os preços.

The Money Man
29-04-2015, 04:53 PM
H2. Aumenta o preço 10% mantendo a produção.


O aumento do preço em resposta a um reforço da procura nunca leva à diminuição do lucro.
Como o nível de produção é o mesmo, é antecipável que os preços das matérias-primas e da mão-de-obra vão-se manter.
Os direitistas, clássicos acreditam que é isto que vai acontecer.

The Money Man
29-04-2015, 04:53 PM
Sob espectativas adaptativas vai haver um período transitório.


Em que os trabalhadores não são conta que os preços estão a subir pelo que mantêm o salário nominal.
Então, o erro leva a que o salário real diminua transitoriamente e que o PIB aumente.



Fig. 3 - Evolução do PIB com expectativas adaptativas



Fig. 4 - Evolução dos preços com expectativas adaptativas

The Money Man
29-04-2015, 04:53 PM
Se as expectativas fossem adaptativas faria sentido usar a emissão de moeda como um intrumento de estabilização da economia ao longo do ciclo económico:
Nas crise o Governo emitia mais moeda como defendem os esquerdistas no qual se inclui o Cavaco.


http://4.bp.blogspot.com/-KaXzdu-Ympk/Tsl41NnZm-I/AAAAAAAAAtw/LyV05XFgaqY/s320/Ajustamento_exp_ad.png (http://4.bp.blogspot.com/-KaXzdu-Ympk/Tsl41NnZm-I/AAAAAAAAAtw/LyV05XFgaqY/s1600/Ajustamento_exp_ad.png)
Fig. 5 - Estabilização económica com emissão de moeda (se as expectativas fossem adaptativas, se)

The Money Man
29-04-2015, 04:54 PM
A inflação na macroeconomia (expectativas racionais)

O efeito transitório acontece porque os agentes económicos estão enganados, principalmente os trabalhadores.

Como à primeira qualquer um cai mas à segunda só cai quem quer, quando os trabalhadores observam uma emissão de moeda, antecipam logo que os preços vão subir pelo que querem um aumento imediato dos salários.

Os fornecedores de bens e serviços igualmente pelo que deixa de haver período transitório.

The Money Man
29-04-2015, 04:54 PM
Emitir de moeda é igual a cobrar um imposto

O governo, ao emitir moeda, adquire bens e serviços. Como a produção não aumenta (porque ninguém se deixa enganar), o povo tem acesso a menor quantidade de bens e serviços.
É o Crowding Out.
Os povos ignorantes não sabem desta equivalência (o Cavaco, o Louçã e milhões de parolos) pelo que preferem o aumento da inflação.
Os povos sábios (como os filandeses e os alemães) sabem desta equivalência e preferem pagar impostos.

É impossível ter povos que preferem inflação a pagar impostos, os latinos, na mesma zona monetária de povos que preferem pagar impostos a ter inflação, os bárbaros.

The Money Man
29-04-2015, 04:54 PM
A moeda escritural (sobre o vídeo) (http://economicofinanceiro.blogspot.pt/2011/12/moeda-escritural-sobre-o-video.html)

Temos que acabar com os bancos.


O vídeo tem uma mensagem subliminar que é a destruição dos bancos e do livro das mercearias.
É perigoso em termos intelectuais porque se baseia um conjunto de mentiras com algumas meias verdades.
Vou tentar mostrar a des-lógica da argumentação do vídeo.
Primeiro tenho que demonstrar que o dinheiro escritural não tem mal nenhum e não vive em nada da existência do crédito nem está dependente das reservas obrigatórias. Isso é um embuste usado pelos esquerdistas para atacar os bancos.
Para não nos concentrarmos nos bancos, vou falar do livro da mercearia.

The Money Man
29-04-2015, 04:54 PM
O dinheiro divide-se em Notas e a Moeda Escritural. É Verdade.




Mas a moeda escritural não tem qualquer mal. Nem está dependente da Moeda.




Na literatura inglesa há uma diferença entre Money (dinheiro), que é um termo genérico, e Currency (notas e moedas), que é um tipo especial de dinheiro, as Notas e Moedas e fazem parte do dinheiro mas não só.
Dinheiro é qualquer meio de pagamento e reserva de valor que facilite as trocas.
O cartão de pontos do Continente é dinheiro.




Se o estimado leitor tiver formação matemática e souber inglês será interessante ver Plosser (1983). É um texto muito difícil de ler mas que torna claro que um economista que "confunda" estes conceitos 28 anos depois da publicação deste artigo, quer enganar o povo.

The Money Man
29-04-2015, 04:54 PM
O dinheiro é a unidade de valor


que torna possível comparar o valor relativo dos bens e serviços disponíveis em instantes de tempo e locais geográficos diferentes.
Por exemplo, vou a Paris e vejo uma gabardina por 150€ e vou a Lisboa e vejo uns sapatos por 50€.
Então, esse par de sapatos é comparável a 1/3 dessa gabardina.

The Money Man
29-04-2015, 04:55 PM
O dinheiro é um stock de valor


que permite armazenar valor entre os momentos em que se realizam as transacções.


Por exemplo, eu trabalho hoje e guardo o valor nos 50€ que recebo. Mais tarde posso
usar esse dinheiro para bens e serviços.

The Money Man
29-04-2015, 04:55 PM
O dinheiro é um meio de troca.


Ao ser uma reserva de valor torna possível a troca de bens realizada em transacções efectivadas em momentos
e locais diferentes.
Por exemplo, vendo hoje uns sapatos hoje em Lisboa por 50€ e recebo dinheiro que guardo.


Daqui a uma semana vendo trabalho no Porto por 100€ e recebo dinheiro que guardo.


Daqui a um mês vou ao Funchal à passagem do ano por 150€ que pago com o dinheiro que tinha guardado.

The Money Man
29-04-2015, 04:55 PM
O Inside Money - moeda escritural




Em tempos tive um colega cujo pai foi cantineiro no meio de Moçambique.


O seu negócio vai-nos ajudar a compreender o que é o dinheiro escritural, a naturalidade
do seu aparecimento, que não tem mal nenhum e que não tem qualquer ligação às Notas e Moedas.

The Money Man
29-04-2015, 04:55 PM
O Cantineiro tinha o livro


- Pátrão, me chamar Muzel Tiruba, querer dar nome pra escrever no livro, pra crasar com mulher gorda.
- OK. Vais-te passar a chamar Manuel dos Santos.
Vou aqui escrever o teu nome no livro e, na próxima segunda-feira, estas aqui ao nascer do Sol com
roupa para 6 meses pois vou-te arranjar uma contrata numa fazenda.
- Pátrão, assim estrará Maruel. Maruel é nome borito.

The Money Man
29-04-2015, 04:56 PM
Abertura de uma conta


O Muzel lá foi e, na volta, o fazendeiro mandou ao cantineiro 50 sacos de farinha, 50 sacos de sal, 200 litros de óleo de palma, 50 quilos de sabão e 50 caixas de fósforos para pagar o trabalho do Muzel.




O Cantineiro colocou preços na mercadoria que somavam 1000$ e acrescentou no livro:
"Manuel dos Santos, contrata = +1000$00, Saldo = + 1000$00".

The Money Man
29-04-2015, 04:56 PM
Uma compra




A mulher gorda do Muzarel foi comprar uma saca de milho e um saco de sal e o cantineiro escreveu:
"Manuel dos Santos, 1 saca de milho x 10$00 = - 10$00 , saldo = 990$00"
"Manuel dos Santos, 1 saca de sal x 7$00 = - 7$00 , saldo = 983$00"

The Money Man
29-04-2015, 04:56 PM
Um pagamento




- Patrão marca 10$00 na conta do meu vizinho José do Prego porque ele me vendeu um porco.
O Cantineiro acrescentava no livro (o José tinha um saldo de 110$00):
"Manuel dos Santos, transf JP = - 10$00, saldo = + 973$00".
"José do Prego, transf MS = + 10$00, saldo = +120$00".

The Money Man
29-04-2015, 04:56 PM
Um empréstimo do cantineiro




Chegou lá a Jozefina Mulata que tinha um saldo de 20$.
- Pátrão me emprestra 100$00 para eu pragar 3 vaca ao José do Prego.
O Cantineiro acrescentou no livro:
"Jozefina Mulata, transf JP = - 120$00, saldo = -100$00".
"José do Prego, transf JM = + 120$00, saldo = +240$00".
Para o cantineiro poder conceder crédito tinha que ter saldo no livro (e correspondente mercadoria no armazém).

The Money Man
29-04-2015, 04:56 PM
Um empréstimo do Muzel à Jozefina




Diz o Muzel.
- Pátrão quero emprestar 50$00 à Jozefina Mulata. Execruta.
O Cantineiro acrescentou no livro:
"Manuel dos Santos, emprest JP = - 50$00, saldo = + 923$00".
"Jozefina Mulata, emprest MS = + 50$00, saldo = -50$00

The Money Man
29-04-2015, 04:56 PM
Défice público financiado com emissão de novo dinheiro




O cantineiro tem que garantir que a soma de todo o dinheiro que existe no livro tem uma correspondência em mercadoria. (Essa mercadoria pode estar no seu armazém ou vir a caminho, estar no Entreposto).
O cantineiro meteu-se com um mulata jeitosa e entrou em défice.
Para pagar à mulata, lançou na sua folha +100$00 sem corresponder nenhum movimento negativos ou entradas de mercadorias no armazém.
Então, como tem que ter igual valor em mercadoria e no livro, aumentou os preços de todos os bens que tinha em stock de forma a compensar o aumento da quantidade de dinheiro.
Os preços aumentaram e, de facto, quem deu os 100$00 à mulata foram os outros clientes pela desvalorização do dinheiro que tinham no livro.

The Money Man
29-04-2015, 04:57 PM
Seria melhor o cantineiro cobrar uma margem a cada cliente.




Se o cantineiro lançar movimentos sem contrapartida (criar dinheiro) os seus clientes deixam de acreditar no livro. Um homem ir trabalhar e ficar com 1000$00 na folha e, passado um mês isso não dar para comprar nada, o homem troca de cantineiro.
- O livro não prestra pátrão, estár roto. Pátrão ter que arranjar outro livro.
Por isso, é melhor o cantineiro cobrar uma margem conhecida (um imposto) mas manter a credibilidade do livro do que desvalorizar o dinheiro.
Mais ninguém vai acreditar no livro. O cantineiro vai à falência.
É como ir a um restaurante e ter uma intoxicação alimentar. Nunca mais lá voltamos.

The Money Man
29-04-2015, 04:57 PM
Porque não armazenava o Muzel a mercadoria resultante do seu trabalho?




A mercadoria estragava-se e o cantineiro, mandando todas os dias um cliente diferente para a contrata, conseguia ter mercadoria fresca todos os dias.
No total, o cantineiro teria mil clientes, não só os 365 que iam às contratas mas outros que vendiam a estes animais e mulheres (e recebiam no livro), dádivas a familiares ou pedidos de dinheiro emprestado.

The Money Man
29-04-2015, 04:57 PM
Porque será que existem notas e moedas?




O cantineiro é livre de atribuir qualquer preço às mercadorias e ao trabalho.
Tanto poderia averbar 1000$00 ao Muzel e cada saca de farinha custar 10$00 como averbar 100000$00 e cada saca custar 1000$00.
Não tem problema nenhum mas, por um lado, há instabilidade dos preços ao longo do tempo pois o cantineiro pode um dia levantar-se e acrescentar um zero a tudos os valores. Por outro lado, cantineiros diferentes terão preços diferentes e moeda diferente (livros diferentes).
Para fazer um movimento entre dois livros será preciso uma taxa de câmbio.
Para uniformizar os preços, o Governo obriga o cantineiro a ter 10% do saldo de cada cliente no livro em Notas. Obrigou a que as contas negativas (créditos) também tenham 10% de reservas em notas.
São as reservas compulsivas dos bancos.
Obrigou ainda a, o cliente querendo, o cantineiro dar o saldo do livro em Notas.

The Money Man
29-04-2015, 04:57 PM
As reservas compulsivas apenas servem para tornar os sistema de preços estável.


É intuitivo que o cantineiro ao ter reservas compulsivas já não pode multiplicar os preços e os saldos pois teria que aumentar a quantidade de notas.
Ao reduzir os preços diminuiria as necessidades de notas mas tem que manter os preços compatíveis com os preços dos cantineiros mais próximos de si. Caso contrário, haveria operações de arbitragem.
Assim, o sistema de preços estabiliza e todos os livros passam a ser denominados na mesma moeda.
Pode haver diferenças nos preços e nos salários mas essas diferenças não poderão ser maiores que os custos de transporte.

The Money Man
29-04-2015, 04:58 PM
Onde está o mal do do livro do cantineiro?




Este é o funcionamento do dinheiro escritural e é independente das Notas e Moeda.
O cantineiro e os clientes não têm Notas nem Moedas.
Há alguém à face do planeta Terra que veja algum mal no serviço financeiro fornecido pelo cantineiro?
O cantineiro ao criar dinheiro escritural prejudicou alguém?
Não.
Só melhorou a vida das pessoas e o funcionamento da economia local.
com o livro, os locais podem armazenar valor, fazer transacções em dinheiro, conceder crédito.
É preciso ter uma mente muito torcia para defender que o livro tem que ser proibidos porque cria moeda escritural.

The Money Man
29-04-2015, 04:58 PM
Estas operações antigamente feitas pelo cantineiro são as normalmente feitas pelos bancos.


Qual é o mal dos bancos?
O que é que fazem que cria tanta inimizade nos esquerdistas?
Terem lucro? Também as meretrizes boas têm bons lucros e não vejo os esquerdistas a dizer que devem acabar.
Penso que é por o Mark não perceber nada da parte financeira da economia e os esquerdistas ainda viverem no sec. XIX.
Ou então, querem enganar o povo.

The Money Man
29-04-2015, 04:58 PM
Vou rebentar com os caluniadores do sistema das reservas fraccionadas


As contas à ordem e a multiplicação das notas em dinheiro.




Quando depositamos 100€ em notas numa conta à ordem num banco comercial fazemo-lo como se de um cofre se tratasse mas, de facto, o banco vai emprestar parte das nossas notas a outra pessoa.
Imaginando que o Banco Central obriga a que o banco comercial fique com um mínimo de 20% das Notas (denominadas Reservas Fraccionárias Compulsivas) então, os bancos comerciais podem conceder como crédito 80% das notas que depositamos na nossa conta à ordem.
A conta à ordem é um meio de pagamento via cheques, internet ou cartões de débito. Por isso, as contas à ordem são consideradas dinheiro.
Supondo que todo o crédito vai para novos depósitos à ordem então, se depositarmos 100€ em notas passará a haver 500€ de dinheiro na economia (meios de pagamento).
Se o Banco Central diminuir as reservas compulsivas para 10% então, o total dos saldos dos depósitos à ordem crescem para 1000€.

The Money Man
29-04-2015, 04:58 PM
No entanto, continuam a existir apenas 100€ em notas.




Assim, na nossa mente temos que separar o dinheiro genérico (qualquer meio de pagamento) de notas e moedas (que é dinheiro materializado).
O dinheiro total será formado pelo dinheiro escritural (as contas à ordem) mais as Notas e Moedas.
O total de notas e moedas em circulação (a maior parte em reservas dos bancos comerciais) denomina-se por M0 e, somando-lhe os saldos das contas à ordem, temos o M1.

The Money Man
29-04-2015, 04:59 PM
A maior parte de M0 são notas de 500€.


A maior parte das notas está nos bancos para fazerem os 20% de reservas das nossas contas à ordem. Aos bancos, pelo volume, não interessa ter lá notas de 5€. Desta forma, a maior parte do M0 são notas de 500€ que não traduz corrupção mas principalmente que as reservas dos bancos comerciais estão em notas grandes.


http://1.bp.blogspot.com/-daxkAw2zw94/TuvZPqZfQ8I/AAAAAAAAAzY/XbWh9GmlxqU/s320/500-euros.jpg (http://1.bp.blogspot.com/-daxkAw2zw94/TuvZPqZfQ8I/AAAAAAAAAzY/XbWh9GmlxqU/s1600/500-euros.jpg)
Fig 1. A minha quinhenta está no cofre do banco

The Money Man
29-04-2015, 04:59 PM
Os meus colegas


Tenho pregado há muito que os bancos não criam moeda mas que apenas aumentam a velocidade de circulação das notas. A generalidade das pessoas diz logo que eu estou errado até porque eu não percebo nada do assunto.
Tendo eu como colega o mais brilhante aluno que alguma vez existiu na FEP, o RHA, e que ensina essa treta, eu quis experimentar a minha argumentação e ataquei:
- Os bancos comerciais não criam moeda ...
- Criam sim
- Não, apenas aumentam a velocidade de circulação da moeda.
Decorrido meio segundo disse:
- OK, correcto, realmente é outra maneira de ver a questão.
Realmente é inteligente. Em meio segundo conseguiu abandonar toda a treta que lhe lavou o cérebro durante anos e viu a outra face do problema.

The Money Man
29-04-2015, 04:59 PM
O problema que os esquerdistas identificam no sistema de reservas fraccionarias.



Pensam que, se não houver crédito, a quantidade de dinheiro na economia diminui e que isso implica uma diminuição da quantidade de riqueza criada pela economia. Isto é um duplo erro.








Primeiro. A quantidade de dinheiro na economia não diminui.
O Banco Central está continuamente a medir a quantidade de liquidez na economia. Mede continuamente o total de depósitos à ordem mais notas e moedas, o M1.
Sabendo que mais liquidez leva ao aumento dos preços (e vice-versa) o BC também mede continuamente a evolução da taxa de inflação.
Então, assim que o Banco Central detecta uma diminuição da liquidez na economia (via diminuição do M1 e inflação abaixo dos 2%), emite mais notas (e vice-versa).
O limite mínimo de reservas em notas apenas serve para tornar o sistema de preços estável.

The Money Man
29-04-2015, 04:59 PM
Segundo. Não existe qualquer ligação entre liquidez (dinheiro) e riqueza (PIB).




A liquidez serve para facilitar as trocas comerciais e ser reserva de valor. Por isso, a sua escassez prejudica a actividade económica. No entanto não tem qualquer papel no funcionamento do mercado de crédito ou na decisão de produção das empresas.
Vamos agora a uma simulação de um sistema financeiro para ver que o sistema de pagamentos não depende das reservas fraccionadas.

The Money Man
29-04-2015, 04:59 PM
O Condado da Negralhada.




É uma pequena aldeia sem moeda no meio da Papua na qual vivem 1000 pessoas. Os negralhanos são governados pelo "Conde Sup i Papwa XII".
Certo dia foi lá parar um missionário meu conhecido.
Sabendo o Conde que o missionário me conhecia (tido na Negralhada como santo milagreiro) foi-lhe pedir um milagre.
- Sr. Missionário, temos um problema muito grave no nosso condado.
- Eu tenho batatas e quero comprar galinhas. Pego nas batatas e vou ao meu vizinho que tem galinhas e ele não mas vende porque quer milho que eu não tenho.
- O meu vizinho pega nas galinhas e vai ao nosso vizinho que tem milho e este não lho vende porque quer bananas que ele não tem.
- Isto acontece a toda a hora e impossibilita que a nossa economia funcione.
- Queremos que reze ao Santo Bloguista para que ele nos faça um milagre para resolver o problema.

The Money Man
29-04-2015, 05:00 PM
O milagre dos preços


O missionário reuniu as pessoas e disse-lhes.
- Vão-me dizer a relação de troca que usaram no último mês em todas as trocas que fizeram.
Disseram os negralhanos:
- Troquei uma cabra por 10 galinhas,
- Troquei 20 kilos de batatas por 11 kilos de milho
...
O missionário foi escrevendo no Excel e, usando a matriz das trocas, calculou os termos de troca médios relativamente às cabras. Depois atribuiu o preço de 100X à cabra média.
Imprimiu a lista com os preços médios e disse:


- O primeiro milagre já aconteceu, são os preços em X.
- A moeda está criada e chama-se X e esta lista são os preços médios de cada bem e serviço produzido no nosso condado. Estudem-nos e comecem-nos a praticar.
- Podem cobrar qualquer preços mas estes são os que se costumam praticar. O preço de uma cabra média serão 100X podendo uma cabra gorda atingir 140X e o de uma cabra magra ficar nos 70X.

The Money Man
29-04-2015, 05:00 PM
O milagre do Livro




O missionario pegou num livro e abriu uma conta em nome de cada um dos negralhanos com saldo zero.
" 1, Eu o missionario, Saldo 0X"
" 2, Conde Sup i Papwa XII, Saldo 0X"
" 3, Justino Lopes, Saldo 0X"
... ... ...
" 1000, Maria da Morte, Saldo 0X"
"Saldo Total 0X"


- O segundo milagre já aconteceu, são as contas à ordem.
- Quando o "34" quizer comprar uma galinha, vai ao seu vizinho "76" e paga-lhe 2X pela galinha.
- Vem aqui e eu escrevo no livro:
" 34, pagamento ao 76 = -2X, Saldo -2X"
" 76, pagamento do 34 = +2X, Saldo +2X"


Depois de realizar um movimento, o saldo total do livro mantém-se sempre zero.

The Money Man
29-04-2015, 05:00 PM
Qual a quantidade de dinheiro que o missionário criou?




O saldo de todas as contas é zero e o missionário não tem qualquer nota. No entanto, o livro acabou de criar uma quantidade infinita de dinheiro (moeda escritural).
Confundido?
Como poderá ser?
É.
Como o saldo pode ficar negativo sem limite, existe capacidade de um negralhano comprar tudo o que se produz na Negralhada durante milhares de anos.

The Money Man
29-04-2015, 05:01 PM
O milagre do limite da quantidade de dinheiro




É preciso limitar a liquidez na economia, a quantidade de dinheiro.
O missionario perguntou.
- Quanto se produz em média durante um ano na Negralhada?
Lá disseram quantas cabras, batatas, milho, por ai fora e o missionário somou tudo e dividiu pela população da Negralhada e deu 3000X per capita por ano.
Então o missionário, sabendo que nos países de baixa inflação o M1 está entre 20% e 30% do PIB, limitou a quantidade de dinheiro a 25% do PIB anual, 750€/pessoa.
Como fazer isso?
- O terceiro milagre já aconteceu, é o limite de liquidez.
- O saldo de nenhuma conta pode ficar abaixo de -750X.
- Se isso acontecer, esse negralhano deixa de poder realizar pagamentos

The Money Man
29-04-2015, 05:01 PM
O milagre da estabilidade dos preços




Os negralhanos pediram que houvesse estabilidade de preços.
- Não queremos inflação. Será isso possível?
O missionário sabe que A inflação é um fenómeno puramente monetário. Que aumentando a liquidez, os preços aumentam e vice versa. Então disse:
- O quarto milagre já aconteceu, é o controle da liquidez.
- Mas têm que aceitar a seguinte regra: quando os preços tiverem tendência a aumentar, o saldo a descoberto tem que diminuir e vice versa.
-Além disso, sempre que fizerem uma transacção têm que me dizer o preço e a quantidade transaccionada.
Como não existe INE na Negralhada para medir a inflação e o missionário tem mais que fazer, o preço e as quantidades permitem calcular a evolução da inflação. Se, por exemplo, os preços aumentarem 1%, o missionário corta o limite de descoberto em 1%.

The Money Man
29-04-2015, 05:01 PM
As reservas compulsivas são apenas um intrumento de controle da inflação




É equivalente ao limite do "saldo a descoberto" que o missionário usa na Negralhada.
Certo é que não é preciso o missionário ter reservas desde que mantenha um controle da liquidez.

The Money Man
29-04-2015, 05:01 PM
Num próximo poste vou introduzir notas e moedas na economia.




Também vou introduzir no mercado vários bancos e veremos que um banco individual deixa de conseguir
controlar a liquidez (a inflação).


As reservas compulsivas vão funcionam como um mecanismo de coordenação entre os diversos
bancos liderado pelo Banco Central. informação do Tópico in economicofinanceiro