Os robôs de investimentos ou EAs são serviços que utilizam algoritmos para traçar o perfil e gerir o aporte do investidor, dependendo do investimento recomendar uma carteira de ativos ou o momento de entrar ou sair de determinada posição e, até mesmo, operacionalizar o envio e cancelamento de ordens aos sistemas de mercados organizados.

Diversos traders acabam vendo os robôs como a solução de todos seus problemas para investir.

Mas, os EAs, são para qualquer investidor?

Um robô investidor irá operar apenas o que ele for configurado para fazer. Isto significa que o robô será tão bom quanto a sua configuração. Alguns robôs funcionam de forma aberta ou caixa-branca, no qual o trader tem que configurar exatamente o que ele precisa fazer. Assim, ele não tira o trabalho do trader.

O trader precisa entendê-lo muito bem para operar com sucesso. Saber as características do robô é essencial, em quais momentos ele age bem e em quais ele tem um desempenho ruim, para poder, ativamente, configurá-los (ou até mesmo saber quando inicia-los ou para-los) e formar seu portfólio de robôs.

Quais são os principais pontos a considerar:

- É impossível simular perfeitamente o mercado. A simulação com robôs investidores é uma arte e várias técnicas são utilizadas para que o resultado simulado seja mais próximo do real. Quando se investe de fato, o trader está atuando no mercado, que reagirá às suas operações. Assim, não há simulação de robôs investidores que seja idêntica ao investimento automatizado com capital real.

-O mercado muda, e certas estratégias podem não funcionar. após certas mudanças do mercado.

- O resultado histórico não é um bom indicador de resultado futuro. Entretanto, isso não quer dizer que ele deve ser desconsiderado! diversos os fatores que impactam o resultado de um robô e tornam a simulação potencialmente diferente. Por isso, é necessário ao investidor muita atenção e cuidado antes de começar a investir e escolher quais robôs irá utilizar. Há um artigo interessante sobre um artigo sobre Machine Learning para trading, no blog da Quantopian, aborda sobre esse tópico, está em inglês, mas podem dar um google.


Resumindo, os robôs trazem muitas vantagens , entre elas é que o trader não precisa acompanhar constantemente o mercado para não perder as oportunidades de investimento. Mas é bom estudar e testar diferentes robôs até que se encontre um bom setup. Não há milagres, mas sabendo usar pode ser positivo para o investimento.