Este é o funcionamento do dinheiro escritural e é independente das Notas e Moeda.
O cantineiro e os clientes não têm Notas nem Moedas.
Há alguém à face do planeta Terra que veja algum mal no serviço financeiro fornecido pelo cantineiro?
O cantineiro ao criar dinheiro escritural prejudicou alguém?
Não.
Só melhorou a vida das pessoas e o funcionamento da economia local.
com o livro, os locais podem armazenar valor, fazer transacções em dinheiro, conceder crédito.
É preciso ter uma mente muito torcia para defender que o livro tem que ser proibidos porque cria moeda escritural.
29-04-2015, 04:58 PM
The Money Man
Estas operações antigamente feitas pelo cantineiro são as normalmente feitas pelos bancos.
Qual é o mal dos bancos?
O que é que fazem que cria tanta inimizade nos esquerdistas?
Terem lucro? Também as meretrizes boas têm bons lucros e não vejo os esquerdistas a dizer que devem acabar.
Penso que é por o Mark não perceber nada da parte financeira da economia e os esquerdistas ainda viverem no sec. XIX.
Ou então, querem enganar o povo.
The Money Man
Vou rebentar com os caluniadores do sistema das reservas fraccionadas
As contas à ordem e a multiplicação das notas em dinheiro.
Quando depositamos 100€ em notas numa conta à ordem num banco comercial fazemo-lo como se de um cofre se tratasse mas, de facto, o banco vai emprestar parte das nossas notas a outra pessoa.
Imaginando que o Banco Central obriga a que o banco comercial fique com um mínimo de 20% das Notas (denominadas Reservas Fraccionárias Compulsivas) então, os bancos comerciais podem conceder como crédito 80% das notas que depositamos na nossa conta à ordem.
A conta à ordem é um meio de pagamento via cheques, internet ou cartões de débito. Por isso, as contas à ordem são consideradas dinheiro.
Supondo que todo o crédito vai para novos depósitos à ordem então, se depositarmos 100€ em notas passará a haver 500€ de dinheiro na economia (meios de pagamento).
Se o Banco Central diminuir as reservas compulsivas para 10% então, o total dos saldos dos depósitos à ordem crescem para 1000€.
The Money Man
No entanto, continuam a existir apenas 100€ em notas.
Assim, na nossa mente temos que separar o dinheiro genérico (qualquer meio de pagamento) de notas e moedas (que é dinheiro materializado).
O dinheiro total será formado pelo dinheiro escritural (as contas à ordem) mais as Notas e Moedas.
O total de notas e moedas em circulação (a maior parte em reservas dos bancos comerciais) denomina-se por M0 e, somando-lhe os saldos das contas à ordem, temos o M1.
29-04-2015, 04:59 PM
The Money Man
A maior parte de M0 são notas de 500€.
A maior parte das notas está nos bancos para fazerem os 20% de reservas das nossas contas à ordem. Aos bancos, pelo volume, não interessa ter lá notas de 5€. Desta forma, a maior parte do M0 são notas de 500€ que não traduz corrupção mas principalmente que as reservas dos bancos comerciais estão em notas grandes.
Tenho pregado há muito que os bancos não criam moeda mas que apenas aumentam a velocidade de circulação das notas. A generalidade das pessoas diz logo que eu estou errado até porque eu não percebo nada do assunto.
Tendo eu como colega o mais brilhante aluno que alguma vez existiu na FEP, o RHA, e que ensina essa treta, eu quis experimentar a minha argumentação e ataquei:
- Os bancos comerciais não criam moeda ...
- Criam sim
- Não, apenas aumentam a velocidade de circulação da moeda.
Decorrido meio segundo disse:
- OK, correcto, realmente é outra maneira de ver a questão.
Realmente é inteligente. Em meio segundo conseguiu abandonar toda a treta que lhe lavou o cérebro durante anos e viu a outra face do problema.
The Money Man
O problema que os esquerdistas identificam no sistema de reservas fraccionarias.
Pensam que, se não houver crédito, a quantidade de dinheiro na economia diminui e que isso implica uma diminuição da quantidade de riqueza criada pela economia. Isto é um duplo erro.
Primeiro. A quantidade de dinheiro na economia não diminui.
O Banco Central está continuamente a medir a quantidade de liquidez na economia. Mede continuamente o total de depósitos à ordem mais notas e moedas, o M1.
Sabendo que mais liquidez leva ao aumento dos preços (e vice-versa) o BC também mede continuamente a evolução da taxa de inflação.
Então, assim que o Banco Central detecta uma diminuição da liquidez na economia (via diminuição do M1 e inflação abaixo dos 2%), emite mais notas (e vice-versa).
O limite mínimo de reservas em notas apenas serve para tornar o sistema de preços estável.
The Money Man
Segundo. Não existe qualquer ligação entre liquidez (dinheiro) e riqueza (PIB).
A liquidez serve para facilitar as trocas comerciais e ser reserva de valor. Por isso, a sua escassez prejudica a actividade económica. No entanto não tem qualquer papel no funcionamento do mercado de crédito ou na decisão de produção das empresas.
Vamos agora a uma simulação de um sistema financeiro para ver que o sistema de pagamentos não depende das reservas fraccionadas.
The Money Man
O Condado da Negralhada.
É uma pequena aldeia sem moeda no meio da Papua na qual vivem 1000 pessoas. Os negralhanos são governados pelo "Conde Sup i Papwa XII".
Certo dia foi lá parar um missionário meu conhecido.
Sabendo o Conde que o missionário me conhecia (tido na Negralhada como santo milagreiro) foi-lhe pedir um milagre.
- Sr. Missionário, temos um problema muito grave no nosso condado.
- Eu tenho batatas e quero comprar galinhas. Pego nas batatas e vou ao meu vizinho que tem galinhas e ele não mas vende porque quer milho que eu não tenho.
- O meu vizinho pega nas galinhas e vai ao nosso vizinho que tem milho e este não lho vende porque quer bananas que ele não tem.
- Isto acontece a toda a hora e impossibilita que a nossa economia funcione.
- Queremos que reze ao Santo Bloguista para que ele nos faça um milagre para resolver o problema.
29-04-2015, 05:00 PM
The Money Man
O milagre dos preços
O missionário reuniu as pessoas e disse-lhes.
- Vão-me dizer a relação de troca que usaram no último mês em todas as trocas que fizeram.
Disseram os negralhanos:
- Troquei uma cabra por 10 galinhas,
- Troquei 20 kilos de batatas por 11 kilos de milho
...
O missionário foi escrevendo no Excel e, usando a matriz das trocas, calculou os termos de troca médios relativamente às cabras. Depois atribuiu o preço de 100X à cabra média.
Imprimiu a lista com os preços médios e disse:
- O primeiro milagre já aconteceu, são os preços em X.
- A moeda está criada e chama-se X e esta lista são os preços médios de cada bem e serviço produzido no nosso condado. Estudem-nos e comecem-nos a praticar.
- Podem cobrar qualquer preços mas estes são os que se costumam praticar. O preço de uma cabra média serão 100X podendo uma cabra gorda atingir 140X e o de uma cabra magra ficar nos 70X.