A ABAMEC - Sigla que denomina Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais. Entidade que busca melhorar a eficiência e transparência do mercado de capitais através do desenvolvimento dos analistas de mercado de capitais, que são estimulados a adotar padrões éticos de conduta e buscar um constante aprimoramento profissional.
31-01-2015, 01:27 PM
The Money Man
ABERTURA
Termo genérico usado para definir a cotação do primeiro negócio do dia de um
determinado ativo cotado em bolsa de valores, que pode ser uma ação, um contrato futuro ou
outros.
31-01-2015, 01:27 PM
The Money Man
ABONO ANUAL - O abono anual é uma espécie de 14º salário, calculado com base no valor de um salário mínimo, pago anualmente aos trabalhadores. Contudo, somente os trabalhadores que se enquadrarem nas seguintes condições terão direito ao benefício: receberam a remuneração de até dois salários mínimos mensais, em média, durante o ano anterior; trabalharam no ano anterior pelo menos 30 dias com carteira registrada; sejam cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.
31-01-2015, 01:28 PM
The Money Man
AÇÃO
- Valor mobiliário emitido pelas sociedades anônimas, representando a menor fração do capital destas empresas.
As empresas emitem ações para aumentar o capital social, e os recursos levantados podem ser utilizados para vários
fins, sobretudo futuros investimentos.
31-01-2015, 01:28 PM
The Money Man
AÇÃO CHEIA
- Ação no qual o investidor terá direito de receber dividendos e bonificações ou
exercer subscrições, o que a diferencia de uma ação "ex" ou "vazia", onde estes
direitos já foram exercidos.
31-01-2015, 01:29 PM
The Money Man
AÇÃO COM VALOR NOMINAL
- Tipo de ação que possui valor impresso, sendo que esse é determinado pelo estatuto
da companhia que a emite.
31-01-2015, 01:29 PM
The Money Man
AÇÃO EM TESOURARIA
- Termo que denomina as ações que foram emitidas e posteriormente recompradas pela própria empresa. Na maioria das vezes, a empresa opta pela recompra das ações como forma de obter ações para os programas de incentivo de empregados, ou para mais tarde serem dadas na forma de proventos aos acionistas da empresa.
31-01-2015, 01:30 PM
The Money Man
AÇÃO ENDOSSÁVEL
- Um dos tipos de ação nominativa, ou seja, cujo certificado é nominal ao seu proprietário,
que mediante endosso pode ter sua posse transferida.
31-01-2015, 01:30 PM
The Money Man
AÇÃO ESCRITURAL
- É uma ação que circula nos mercados de capitais sem a emissão de certificados ou cautelas, sendo escrituradas por um banco, que atua como depositário das ações da empresa e que processa os pagamentos e transferências por meio da emissão de extratos bancários. Não existe, portanto, movimentação física de ações.
31-01-2015, 01:30 PM
The Money Man
AÇÃO FUNGÍVEL
- Tipo de ação em que a empresa responsável pela custódia (ex. instituição financeira, bolsa de valores ou câmara de compensação) se obriga a devolver ao custodiante a quantidade de ações recebidas ajustadas para possíveis alterações no estatuto da empresa. No resgate o custodiante não necessariamente recebe os mesmos títulos que foram deixados em custódia, mas apenas a mesma qualidade e quantidade de ações.
- Ação negociada no pregão de uma bolsa de valores.
31-01-2015, 01:33 PM
The Money Man
AÇÃO NOMINATIVA
- É uma ação cujo certificado é nominal ao seu proprietário. O certificado, entretanto, não caracteriza a posse, que só é definida depois do lançamento no Livro Registro das Ações Nominativas da empresa emitente.
31-01-2015, 01:34 PM
The Money Man
AÇÃO ORDINÁRIA
- São ações que conferem ao acionista direito de voto na empresa, por ocasião da realização das assembléias de acionistas. São ações normalmente menos negociadas no mercado que as preferenciais e, portanto, de menor liquidez.
31-01-2015, 01:34 PM
The Money Man
AÇÃO PREFERENCIAL
- São ações que garantem aos acionistas maior participação nos resultados da empresa, mas que não dão direito a voto. A preferência, no caso, diz respeito à distribuição dos resultados, ou seja, os acionistas preferenciais têm prioridade no recebimento de proventos e no reembolso de capital em caso de dissolução da sociedade em relação aos demais acionistas. Em geral, são as ações mais negociadas e, portanto, de maior liquidez.
31-01-2015, 01:34 PM
The Money Man
AÇÃO SEM VALOR NOMINAL
- Tipo de ação no qual não foi estabelecido um valor de emissão. Nesse caso deve
prevalecer o preço de mercado da ação no momento de seu lançamento.
31-01-2015, 01:34 PM
The Money Man
ACC - ADIANTAMENTO SOBRE CONTRATOS DE CÂMBIO
- Trata-se de uma forma de financiamento utilizada por empresas exportadoras, através da qual a empresa recebe antecipadamente recursos, que são utilizados no financiamento da sua produção. Assim, o banco concede à empresa exportadora uma antecipação dos reais equivalentes à quantia em moeda estrangeira que a empresa iria receber pelas suas vendas a prazo. Vale ressaltar que esta antecipação pode ser parcial ou total.
31-01-2015, 01:35 PM
The Money Man
ACE - ADIANTAMENTO SOBRE CAMBIAIS ENTREGUES
- Mesmo conceito que o ACC (Adiantamento de Contrato de Câmbio), a única diferença é que a antecipação de capital
ocorre quando a mercadoria já está pronta e embarcada, podendo ser solicitada em até 60 dias após o embarque.
31-01-2015, 01:35 PM
The Money Man
ACEITAÇÃO
- Ato de aprovação por parte da seguradora da proposta efetuada pelo segurado para a cobertura de
seguro de um determinado risco, sendo que é com base nesta proposta que será emitida a apólice
de seguro.
31-01-2015, 01:36 PM
The Money Man
ACEITE BANCÁRIO
- Contrato no qual um banco concorda em efetuar o pagamento de uma determinada
quantia em uma determinada data futura.
31-01-2015, 01:36 PM
The Money Man
ACEITE CAMBIAL
- Contrato através do qual o "sacado" em uma letra de câmbio se compromete a pagar o valor
inscrito na letra de câmbio em uma determinada data futura.
31-01-2015, 01:36 PM
The Money Man
ACEITE COMERCIAL
- Contrato através do qual uma empresa concorda em pagar uma certa quantia acordada
entre as partes em uma determinada data futura.
31-01-2015, 01:37 PM
The Money Man
ACIDENTE PESSOAL
- Uma das modalidades de seguro existentes no mercado, cujo evento gerador do sinistro é um evento involuntário causado por acidente externo, súbito e violento que leva o segurado a sofrer lesão física. Esta lesão, por si só, poderá causar a morte, invalidez permanente ou tornar necessário o recebimento de atendimento médico.
31-01-2015, 01:37 PM
The Money Man
ACIONISTA
- Possuidor de ações de uma sociedade anônima, o que o caracteriza como
proprietário de uma parcela da empresa.
31-01-2015, 01:37 PM
The Money Man
ACIONISTA CONTROLADOR
- Termo usado para designar o indivíduo, empresa, ou grupo de pessoas que através dos seus direitos de sócio conseguem efetivamente, e de maneira permanente, controlar as votações e deliberações durante a assembléia geral da empresa, assim como nomear a maior parte dos administradores da empresa.
31-01-2015, 01:37 PM
The Money Man
ACIONISTA DISSIDENTE
- Termo usado para designar os acionistas que mediante o reembolso do valor de suas ações decidem retirar-se da companhia, exercendo dessa maneira o seu direito de recesso. Vale ressaltar que o acionista cuja ação for de classe que tenha liquidez e dispersão no mercado não poderá exercer esse direito. Uma ação será considerada dispersa quando o acionista controlador detiver menos do que a metade dessa classe de ação, e liquida quando a mesma fizer parte de algum índice negociado no Brasil ou exterior e que seja definido pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários.
31-01-2015, 01:38 PM
The Money Man
ACIONISTA MAJORITÁRIO
- Acionista que possui uma quantidade de ações com direito a voto que lhe permite manter
o controle acionário de uma empresa.
31-01-2015, 01:38 PM
The Money Man
ACIONISTA MINORITÁRIO
- Acionista que possui uma quantidade de ações que não é suficiente para manter o
controle acionário de uma empresa.
31-01-2015, 01:38 PM
The Money Man
ACORDO DE BASILÉIA
- Acordo do qual vários países são signatários, e que o Brasil assinou em 1988, no qual foram estabelecidos os princípios fundamentais que devem ser usados como referência pelos órgãos supervisores e outras autoridades públicas na supervisão dos bancos localizados nos países que assinaram o acordo.
31-01-2015, 01:38 PM
The Money Man
ACORDO DE COOPERAÇÃO
- Forma de colaboração entre organizações que não implica na constituição de nova entidade e que pode incluir desde acordos técnicos e financeiros, até parcerias, sendo que esta última é considerada a forma mais evoluída de cooperação.
31-01-2015, 01:39 PM
The Money Man
ACORDO DE CRÉDITO ROTATIVO
- Linha de crédito na qual o banco mantém os recursos disponíveis para o tomador durante todo o período de duração do acordo. Contudo, como os recursos estão à disposição do tomador, independente de serem ou não usados, os bancos tendem a cobrar mais caro por estas linhas de crédito.
31-01-2015, 01:39 PM
The Money Man
ACORDO DE RECOMPRA
- Acordo através do qual o emissor de um título se compromete a recomprá-lo, por um preço estabelecido no ato da venda, antes da data de vencimento do título. Nas operações de venda de títulos públicos de curto prazo em geral o governo opta por esse tipo de acordo, garantindo a recompra dos papéis a um preço mais elevado que o de emissão.
31-01-2015, 01:39 PM
The Money Man
ACQUIRER
- Termo usado na indústria de cartão de crédito que denomina as empresas responsáveis pela filiação, gerenciamento e relacionamento com os estabelecimentos comerciais. No Brasil estão presentes a RedeCard, VisaNet e o Amex. Cada uma delas é responsável pelo relacionamento com os estabelecimentos que recebem cartões de bandeiras específicas, ou seja, cada bandeira tem apenas um acquirer.
Por exemplo, a Redecard é responsável pelos estabelecimentos da maioria das bandeiras (Mastercard, Diners Club e RedeShop), enquanto a VisaNet e o Amex são responsáveis respectivamente pelos estabelecimentos que trabalham com os cartões das bandeiras Visa e American Express.
31-01-2015, 01:39 PM
The Money Man
ADESÃO (CONTRATO DE)
- A maior parte dos contratos de seguro é, na verdade, composta de contratos de adesão, pois seus termos e condições são elaborados pelo segurador e o segurado simplesmente adere ao contrato. Exatamente por isto, nos contratos em que existe ambigüidade é necessária a intervenção de um juiz. Os contratos de seguros de riscos comerciais, industriais e marítimos e de aeronaves não são mais chamados de contratos de adesão, pois é o próprio segurado que negocia os termos do contrato com a seguradora, o que não acontece com os chamados seguros de massa. Pela mesma razão, os contratos de re-seguro também não são considerados como sendo de adesão, pois ambas as partes pertencem à mesma indústria e, portanto, existe negociação de cláusulas.
- Condição adicional incluída no contrato de seguro, além das já previstas anteriormente.
31-01-2015, 01:41 PM
The Money Man
ADMINISTRAÇÃO ATIVA
- Em geral essa expressão é usada para definir o tipo de estratégia de administração de um fundo de investimento. Nesse tipo de estratégia o administrador compra e vende ações, sem replicar nenhum índice, mas sempre tentando obter uma rentabilidade acima do índice estabelecido como referência (benchmark).
31-01-2015, 01:41 PM
The Money Man
ADMINISTRAÇÃO PASSIVA
- Expressão usada para definir o tipo de estratégia de administração de fundo de investimento. Nesse caso, o administrador busca replicar o retorno da carteira de um índice previamente definido (o benchmark). O objetivo é que o retorno do fundo seja aproximadamente igual, ou um pouco superior, ao retorno do índice escolhido.
31-01-2015, 01:41 PM
The Money Man
ADR (AMERICAN DEPOSITARY RECEIPT)
- Os ADRS são recibos emitidos por um banco depositário norte-americano e que representam ações de um emissor estrangeiro que se encontram depositadas e sob custódia deste banco. Os ADR´s são cotados em dólares norte-americanos e trazem grandes vantagens ao emissor estrangeiro, já que facilitam o acesso ao mercado norte-americano. Existem três níveis distintos de ADRs: ADR nível 1, nível 2 e nível 3.
31-01-2015, 01:41 PM
The Money Man
ADR NÍVEL 1
- Trata-se de um dos tipos de ADR (America Depositary Receipt) cuja negociação é feita somente no mercado de balcão norte-americano, ou seja, não é possível efetuar oferta pública do ADR nos EUA. A captação dos recursos levantados pela emissão do ADR fica cargo do banco depositário dos ADRs.
31-01-2015, 01:42 PM
The Money Man
ADR NÍVEL 2
- Trata-se de um dos tipos de ADR (America Depositary Receipt) cuja negociação é feita na Nasdaq, e por isso as demonstrações financeiras da empresa cujas ações fazem parte do ADR devem estar de acordo com os princípios contábeis adotados nos EUA, o US GAAP.
31-01-2015, 01:42 PM
The Money Man
ADR NÍVEL 3
- Trata-se de um dos tipos de ADR (America Depositary Receipt) cuja negociação pode ser feita em qualquer bolsa de âmbito nacional dos EUA, ou na Nasdaq. Ao contrário dos outros níveis de ADR, ele deve estar emitido com base em ações novas da companhia, e vinculado a uma emissão pública dessas ações nos EUA. Da mesma forma que no AR nível 2 as demonstrações financeiras da empresa cujas ações fazem parte do ADR devem estar de acordo com os princípios contábeis adotados nos EUA, o US GAAP.