LETRA E
E-BUSINESS -
Termo que vem do inglês e significa o uso da tecnologia web para negócios, de forma
a melhorar a produtividade e aumentar a eficiência das empresas.
Printable View
LETRA E
E-BUSINESS -
Termo que vem do inglês e significa o uso da tecnologia web para negócios, de forma
a melhorar a produtividade e aumentar a eficiência das empresas.
E-COMMERCE
- Termo que vem do inglês e significa comércio eletrônico.
Ver definição de comércio eletrônico.
E-PROCUREMENT
- Termo que vem do inglês e denomina a gestão eletrônica de suprimentos.
Plataforma que integra clientes e fornecedores no B2B e B2C, através da internet e que possibilita a redução de custos e também a capacitação de fornecedores, inovações na linha de produtos ou oportunidades na área de marketing.
EAPP - ENTIDADE ABERTA DE PREVIDÊNCIA PRIVADA
- Entidades formadas com a finalidade de instituir planos de pecúlios ou de rendas, de benefícios complementares ou similares aos concedidos pela previdência social mediante da contribuição de seus participantes, dos respectivos empregadores ou ambos.
Ver previdência aberta.
EBIT
- Sigla que vem do inglês "Earnings Before Interest and Taxes".
Em português significa lucro antes de juros e impostos e pode ser substituído pela sigla LAJIR. Ver definição de LAJIR.
EBITDA
- Sigla que vem do inglês "Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization.
Em português significa lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização e pode ser substituído pela sigla LAJIDA.
Ver definição em LAJIDA.
EFEITO MULTIPLICADOR
- Os depósitos bancários permitem que os bancos tenham recursos para emprestar aos seus correntistas, em um mecanismo que acaba multiplicando os meios de pagamento de um país. O efeito multiplicador nada mais é do que o coeficiente que mede a taxa de expansão dos meios de pagamento da moeda criada pelos depósitos bancários.
Os depósitos compulsórios recolhidos pela autoridade monetária com base nos saldos de depósitos dos bancos permite controlar o efeito multiplicador. Isso porque de cada R$ 100 em depósitos um percentual é recolhido ao Banco Central o que limita o montante disponível para empréstimos. Assim, quanto maior o percentual de recolhimento compulsório menor é o efeito multiplicador, e vice-versa
EFICIÊNCIA
- Termo usado para determinar o rendimento individual dos componentes de um sistema,
e que se refere à otimização dos recursos utilizados para a obtenção de resultados.
EFPP - ENTIDADE FECHADA DE PREVIDÊNCIA PRIVADA
- Com objetivo semelhante ao das EAPP, as EFPP diferem por não terem fim lucrativo.
Além disso, somente os empregados de uma empresa, ou de um grupo de empresas, denominadas patrocinadoras, podem efetivamente contribuir para essas entidades. Finalmente, necessitam de prévia autorização do governo através da SPC - Secretaria de Previdência Complementar para poderem entrar em funcionamento. Ver previdência fechada.
EI BOND (ELIGIBLE INTEREST BOND)
- Título emitido como parte da renegociação da dívida brasileira em 1994 (Plano Brady) e tem vencimento em 2006. Teve um prazo de carência até 1997, quando passou a pagar amortizações semestrais crescentes, e paga juros de Libor de 6 meses mais 0,8125%, também semestralmente. O EI Bond não tem garantia de principal ou juros.
ELEGIBILIDADE
- Termo que denomina situação em que o participante de um determinado plano de previdência
atende às exigências tanto para ingresso quanto para saída do plano.
ELISÃO FISCAL
- Ato jurídico praticado com o objetivo de dissimular a ocorrência,
ou dissimular a natureza, de um fato gerador de tributo.
ELLIOT, ONDAS DE
- Desenvolvida por Ralph Nelson Elliott, a Teoria das Ondas de Elliott prevê que o mercado acionário segue padrões perceptíveis de comportamento, que ainda sendo repetitivos na forma não o são no tempo ou em amplitude.
EMBI+ - EMERGING MARKETS BOND INDEX PLUS
- Criado ao final de 1993, pelo banco de investimentos norte-americano J.P.Morgan, o Embi+ (Emerging Markets Bond Index Plus), ou Índice de Bonds de Países Emergentes, mede o desempenho de uma vasta carteira de países, atualmente em 21. Dentre eles, podemos citar latino-americanos como Brasil, Argentina, México, Colômbia e Venezuela; europeus como Rússia, Bulgária e Polônia; e africanos como Nigéria. Todos os países incluídos são os chamados "emergentes", excluindo aqueles de risco menor, como muitos dos países da Europa Ocidental, Ásia e América do Norte. O risco Brasil é calculado com base no EMBI/Brazil.
EMENDA
- Refere-se a uma proposição legislativa apresentada como acessória de uma outra, a principal, que pode ser um projeto de lei, uma proposta de emenda à constituição, um projeto de decreto etc.
Em geral, as emendas alteram o mérito da matéria sobre a qual estão sendo apresentadas. As emendas de redação mudam apenas aspectos lingüísticos.
EMISSÃO DIRETA
- Emissões de títulos públicos realizadas diretamente aos mais diversos agentes econômicos nos termos da Lei, que se destinam à securitização das dívidas da União, operações estruturadas, assunção e refinanciamento das dívidas de Estados, Municípios e empresas estatais.
EMISSOR (CARTÃO DE CRÉDITO)
- Termo usado na indústria de cartão de crédito que denomina os bancos e empresas prestadoras de serviços, que emitem e gerenciam o seu cartão de crédito. O emissor é quem de fato financia o crédito do seu cartão, assim como estabelece os limites desse crédito, e é responsável pelos benefícios do seu cartão (consultas, atendimento, emissão de faturas, programas de milhagem, etc.).
No mercado brasileiro os principais emissores são a Credicard, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Unibanco. Estes emissores trabalham em parceria com as ?bandeiras?, que não são seus concorrentes, de forma que você pode ter cartões da Credicard Redeshop, Unibanco Mastercard, Bradesco Visa, etc.
EMISSOR (TÍTULOS)
- Nome dado à pessoa jurídica responsável pelas obrigações inerentes aos títulos por ela emitidos.
Também pode ser usada a denominação emitente.
EMOLUMENTO
- De forma genérica é o pagamento ou vantagem concedida a uma pessoa, além do que já recebe de maneira fixa pelo exercício de suas tarefas.
(1) No mercado de ações refere-se à taxa paga à Bolsa de Valores por conta dos negócios de compra e venda serem realizados em suas instalações, e não inclui custos com liquidação e custódia das ações.
(2) No mercado segurador refere-se às despesas adicionais cobradas do segurado pela companhia seguradora, o que inclui os impostos e encargos incidentes sobre o seguro.
EMPOWERMENT
- Termo que vem do inglês e é usado na gestão de recursos humanos de empresas. O termo denomina a delegação de autoridade a funcionários de níveis hierárquicos mais baixos, que lhes permita participar do processo decisório.
EMPREENDEDOR
- Pessoa inovadora que tenta introduzir novos produtos, serviços, técnicas de produção e até mesmo novas formas de organização, tomando as decisões que irão nortear o futuro do negócio, assumindo não só riscos pessoais como também risco dos investidores e de todos os envolvidos em seu negócio.
EMPREENDEDORISMO
- Competência que possibilita a inserção do indivíduo no mundo do trabalho e sua sobrevivência em uma sociedade competitiva. Pode ser definido também como a capacidade de criatividade, persistência e habilidade de um indivíduo em assegurar a realização de objetivos através de liderança, iniciativa, flexibilidade e habilidade para conduzir situações e utilizar recursos.
EMPREENDIMENTO
- Organização destinada à produção e/ou comercialização de bens e serviços,
tendo como objetivo a geração de lucros.
EMPREGADO DOMÉSTICO
- É considerado empregado doméstico a pessoa física que presta serviço para outra pessoa física, como por exemplo, motoristas, jardineiros, enfermeiras, faxineiras, etc. Mas não podemos esquecer de que a classificação é valida somente aos trabalhadores que prestam o serviço dentro do âmbito residencial.
EMPRESA
- Qualquer firma, companhia, organização ou corporação destinada à produção e/ou comercialização de processos,
bens e serviços que tem como objetivo a geração de lucros.
EMPRESA AVERBADORA
- Termo usado para denominar as empresas que propõem a contratação de plano de previdência coletivo. A empresa não participa do custeio do plano, ou seja, não efetua contribuições e fica somente investida de poderes de representação exclusivos para a contratação da seguradora.
EMPRESA CONSTITUIDORA (PATROCINADORA)
- Termo que denomina as empresas que propõe a contratação de planos coletivos de previdência e que participam total, ou parcialmente, do custeio das contribuições ao plano. A empresa fica investida de poderes de representação exclusivos para a contratação do seguro.
EMPRESA JÚNIOR
- Empresa criada dentro de faculdade, universidade ou escola técnica, constituída por alunos orientados por professores para a realização de atividades empresariais contratadas por clientes reais. Ao oferecerem serviços de consultoria e assistência gratuitos (ou a custos muito baixos), estas empresas ajudam no desenvolvimento das micro e pequenas empresas do país.
EMPRESÁRIO
- Pessoa ou grupo de pessoas que inicia e/ou administra uma empresa, assumindo
responsabilidade por seu funcionamento e eficiência.
ENCERRAMENTO DE POSIÇÃO
- Uma posição futura de compra ou venda de um ativo pode ser encerrada de forma antecipada, bastando para isso que seja realizada uma operação inversa. Fica a cargo da Câmara de Compensação apurar os resultados acumulados de maneira proporcional à quantidade encerrada lançando-os via compensação financeira ao agente responsável pela compensação.
ENDIVIDAMENTO DE LONGO PRAZO
- Indicador usado em análise financeira, que serve para entender a estrutura de capital de uma empresa. O indicador é calculado como sendo a porcentagem do capital investido da empresa composta por fundos de longo prazo provenientes de terceiros. O capital investido em uma empresa é definido como a soma das suas obrigações de longo prazo com terceiros (dívida de longo prazo) e do capital investido pelos seus acionistas (patrimônio líquido).
ENDIVIDAMENTO SOBRE PATRIMÔNIO
- Indicador usado em análise financeira, que expressa a relação entre o capital da empresa contribuído por terceiros e aquele contribuído por seus acionistas. Um indicador baixo significa que a empresa pode ter mais flexibilidade para levantar empréstimos com terceiros, e vice-versa. O endividamento sobre patrimônio de uma empresa é determinado como sendo o resultado da divisão da dívida líquida da empresa pelo seu patrimônio líquido.
ENDIVIDAMENTO TOTAL
- Indicador financeiro de estrutura de capital, que expressa a relação entre a dívida total da empresa em relação ao capital investido na empresa. O capital investido é definido como a soma da dívida de longo prazo e o patrimônio líquido da empresa.
ENDOMARKETING
- Trabalho interno da empresa, que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização. Modalidade de marketing voltada para todos os segmentos de público diretamente envolvidos com a empresa e que podem funcionar como mensageiros da imagem institucional.
Através de ações de comunicação interna, o endomarketing busca reforçar positivamente a imagem da empresa junto a seus funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, acionistas, revendedores, franqueados etc, gerando um clima propício ao melhor desempenho, qualidade e produtividade da empresa.
ENDOSSO
- (1) Documento usado na indústria de seguros que modifica a apólice de seguro, também é usado quando ocorre alteração do contrato de seguro e pode ser conhecido pelo termo "aditivo".
(2) Transferência da propriedade de um título através de declaração por escrito, geralmente feita no verso, como acontece com os cheques.
ENVELOPE
- Termo usado em análise técnica quando se desenha um gráfico de ações. O envelope é formado por duas médias móveis, uma deslocada para cima e a outra para baixo, de modo a se definir uma banda dentro da qual o ativo é normalmente negociado. Usualmente se usam médias móveis exponenciais de 25 dias, deslocadas de 6% para cima e para baixo, respectivamente.
EQUITY
- Termo que vem do inglês e denomina o Patrimônio Líquido de uma empresa e pode ser calculado como a diferença entre os ativos totais e os passivos de uma empresa.
EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL
- Forma de contabilização utilizada por uma empresa de seus investimentos e participações em outras sociedades, no qual os mesmos não são consolidados de forma integral no balaço da empresa, mas apenas com base na sua posição patrimonial. Diante disso, a empresa deve periodicamente ajustar sua conta de equivalência patrimonial para refletir quaisquer alterações na situação patrimonial, lucro prejuízos, desses investimentos ou participações.
EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL
- Forma de contabilização utilizada por uma empresa de seus investimentos e participações em outras sociedades, no qual os mesmos não são consolidados de forma integral no balaço da empresa, mas apenas com base na sua posição patrimonial. Diante disso, a empresa deve periodicamente ajustar sua conta de equivalência patrimonial para refletir quaisquer alterações na situação patrimonial, lucro prejuízos, desses investimentos ou participações.
ESPECULAÇÃO
- Negociação em mercado com o objetivo de ganho, em geral
de curto prazo.