Richard Thaler, que foi distinguido pelo seu trabalho no campo da economia comportamental, considera "um mistério" que num contexto de incerteza global a volatilidade seja "inacreditavelmente baixa".

O professor galardoado com o prémio Nobel da Economia deste ano afirmou-se confuso com as valorizações consecutivas nos mercados accionistas internacionais nos últimos anos, apesar de muitos países terem passado por situações difíceis em termos políticos e sociais.

"É um mistério para mim. Isso, e a inacreditável baixa volatilidade, numa altura de tão grande incerteza global, parece-me misterioso," afirmou Richard Thaler em entrevista à Reuters.

"Parece que estamos a viver o momento com mais risco das nossas vidas, mas, porém, os mercados bolsistas parece que estão a dormir a sesta. Admito que não percebo", afirmou numa outra entrevista, à cadeia televisiva Bloomberg, citada pela Lusa.

O professor da Universidade de Chicago explicou o seu nervosismo pelos sucessivos máximos históricos em Wall Street, que considerou não estarem acompanhados por informação económica que os sustente. Ainda esta terça-feira voltaram a tocar máximos históricos ao longo da sessão e o índice Dow Jones fechou mesmo no valor mais elevado de sempre.

Thaler, de 72 anos, foi distinguido com o Nobel das Ciências Económicas pelo seu trabalho desenvolvido no âmbito da economia comportamental, em que demonstrou que a falta de autocontrolo e o receio de perda podem conduzir à tomada de decisões com resultados negativos no longo prazo.

"Não sei o vosso caso, mas eu estou nervoso. Parece que quando os mercados estão nervosos ficam assustadiços. Mas parece que agora nada os assusta", acrescentou à Bloomberg.