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Thread: Carros high tech

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    Carros high tech

    Caminhão da Mercedes-Benz se dirige por estradas da Alemanha




    São Paulo – O Daimler mostrou seu caminhãoMercedes-Benz do futuro, na Alemanha. A demonstração foi em uma das estradas do país, as autobahnen. O caminhão é autônomo, ou seja, é capaz de se dirigir. Ele usa um conjunto de aparatos tecnológicos para isso. Tem comunicação Wi-Fi entre veículos, radares nas duas laterais e na frente do caminhão, além de uma câmera estéreo (com duas lentes, capaz de enxergar em 3D) no vidro da frente.
    O caminhão foi chamado de “Caminhão do Futuro 2025”. Para que eles sejam usados, no entanto, é preciso que as regras de trânsito permitam isso. A Holanda está na dianteira: o governo pretende liberar o tráfego de caminhões autônomos em cinco anos.






















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    Exército dos EUA usa caminhões autônomos para evitar bombas




    São Paulo – Um caminhão militar autônomo está sendo usado pelo exército dos EUA em áreas de conflito. Ele serve para evitar que comboios com soldados sejam pegos por minas terrestres. O kit reúne um caminhão M-ATV da Oshkosh Defense, com outro pequeno veículo de 12 rodas acoplado. Este veículo é responsável por detonar qualquer explosivo enterrado.
    O último pedaço do “kit” é a tecnologia TerraMax, também da Oshkosh, que dá autonomia aos veículos. O TerraMax usa um conjunto de radar, LIDAR (radar por laser que analisa todo o entorno—os carros do Google usam a mesmatecnologia) e imagens de satélite para a navegação. O sistema foi criado em 2004 para a competição de tecnologia da DARPA, a divisão de pesquisas de defesa, ligada ao Departamento de Defesa, dos EUA.



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    Carro da Hyundai freia sozinho antes de radar de velocidade




    São Paulo – A Hyundai quer ajudar seus motoristas a não levar multas por exceder o limite de velocidade. Para isso, está aplicando uma tecnologia em um de seus carros, o Genesis. Ele usa um sistema de GPS e freios para evitar as multas. O sistema apita 800 metros antes do radar, se o motorista estiver acima da velocidade. Caso o motorista não reduza, o próprio carro aciona o sistema de freios para regular a velocidade.
    Como a fonte dos radares é um mapa integrado ao sistema GPS, apenas os fixos são detectados. Radares móveis, por exemplo, não irão constar no sistema do Genesis. A tecnologia é, no mínimo, controversa. Ela auxiliará motoristas apressadinhos a correr em ruas que não contam com radares, o que pode ser perigoso.

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    Dirigir o Infiniti Q50 será parecido com pilotar um avião




    São Paulo – A montadora nipo-americana Infiniticriou um novo sistema de direção para o seu Q50. Ele será o primeiro carro a ser comercializado com um modelo de condução por fios, em vez de ligação mecânica entre as rodas e o volante. Isso faz com a experiência se aproxime de aviões. Eles usam o sistema fly-by-wire, que enviam impulsos elétricos para pilotagem, no lugar dos sistemas mecânicos.
    No Q50, sensores detectam quanto o motorista vira o volante e envia as informações para o sistema de rodas--que faz então a movimentação. Por questões de segurança, o sistema ainda usa dois outros controles como backup. Sem qualquer ligação entre as rodas e o volante, o motorista não irá sentir vibrações da estrada. O sistema, no entanto, é capaz de simular resistência e movimentos no volante.
    Os benefícios são imediatos e em longo prazo, de acordo com a Infiniti. Primeiro, o sistema permite uma resposta mais veloz e precisa de movimentos no volante. Em longo termo, isso pode propiciar uma diminuição no peso doautomóvel e nos custos de manutenção.

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    Ford mostra conceito de Fusion que pesa o mesmo que o Fiesta




    São Paulo – A Ford anunciou que desenvolveu um Ford Fusion pesando 363 kg a menos do que o padrão. A diminuição de 25% em seu peso foi alcançada graças ao uso de novastecnologias para a fabricação dos materiais doautomóvel. O peso caiu, principalmente, pelo uso de aço de alta resistência em camadas mais finas e de ligas de alumínio (material mais leve do que o aço). O peso final do Ford Fusion é aproximadamente o mesmo de um Ford Fiesta.
    De acordo com a montadora, isso deve auxiliar na diminuição do consumo de combustível por parte dos seus carros. “Foco em diminuição do peso será fundamental para nossa indústria nos próximos anos e nós estamos trabalhando na aplicação de diversos materiais avançados para reduzir o peso de nossos carros”, afirmou Raj Nair, vice-presidente do Grupo Ford, em comunicado.

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