Intervenção no câmbio
S%26atilde;o Paulo %26ndash; Quais s%26atilde;o os pa%26iacute;ses que mais manipulam o c%26acirc;mbio? O centro de pesquisas econ%26ocirc;micas Peterson Institute for International Economics realizou um estudo e apontou que são 20 nações no mundo que realizam fortes intervenções para manter a cotação de suas moeda em um nível próximo ao desejado pelo governo.
O estudo “Combatendo a disseminada manipulação cambial”, assinado por Joseph E. Gagnon, não ranqueou os países, mas listou quais são os vinte que promovem medidas para influenciar no preço das moedas.
Um dos indicadores é o forte aumento de reservas internacionais promovido pelos países ao longo dos anos. Outro é a relação entre reservas internacionais e dívida de curto-prazo. Segundo uma regra internacional, o ideal é que a poupança em moeda estrangeira seja proporcional a divida de curto prazo de um país. Um país que tem esse número maior está comprando moeda internacional além do que deveria. Isso porque a compra de moedas pelo governo de um país é uma das maneiras mais comuns de influenciar o desempenho do câmbio.
Clique nas fotos e confira os 20 países que apresentam indícios fortes de manipulação cambial, segundo Joseph E. Gagnon.