Analistas: Brexit pode ser uma "calma precária" antes que algo pior
Após votação da Grã-Bretanha para sair da União Europeia, muitos economistas prevêem uma contração de choque da economia do Reino Unido. Segundo eles, Brexit vai molhar a actividade económica e irá desencadear um declínio do produto interno bruto do país.
Alguns chegam a afirmar que coloca a Grã-Bretanha em risco de recessão. Mas o economista chefe para Europa do HSBC Karen Ward disse que pode ser a boa notícia. Ela revisou para baixo a previsão de crescimento do PIB da zona do euro a 1% de 1,5%. Mas ela também observou que a desaceleração do crescimento agravaria os problemas que estavam por trás do voto para sair da UE.
Ele disse Brexit pode ser apenas um "calma precária" antes que algo pior aconteça. "É mais uma vez uma história de gestão para manter a recuperação mancando, mas devido a muito mais estímulo tanto da despesa BCE e do governo.
Expansão Menos setor privado, mais público expansão do setor, e ao mesmo tempo nós estamos apenas patinando. Nós não estamos resolvendo alguns dos problemas subjacentes fundamentais, tais como a desigualdade de renda, desemprego elevado, e os joves marginalizados -. que é o que é o suporte de abastecimento para os partidos populistas por toda a Europa . E como vimos com o Reino Unido na semana passada esses riscos podem se materializar - de modo que este continua a ser uma calma muito precária ", disse ele.