Portugal é campeão europeu de futebol


Inédito: Portugal é campeão europeu de futebol. Uma vitória conseguida já durante o prolongamento, aos 109 minutos, quando Éder fez o golo que deu a taça à selecção das quinas.
Aos 109 minutos Éder fez história e marcou o golo com que garantiu a Portugal a conquista do primeiro campeonato europeu de futebol da sua história.

O jogo da final entre Portugal e a França, disputado no domingo em Paris, ficou marcado pela lesão de Cristiano Ronaldo, logo aos oito minutos. O capitão da selecção chocou com Payet e acabou por sair do terreno de jogo aos 23 minutos, lavado em lágrimas, tendo sido substituído por Quaresma.

Ao intervalo as duas equipas estavam empatadas, com ligeiro ascendente para a França, graças à dinâmica imposto no meio-campo por Sissoko e Pogba.

A segunda parte seguiu a mesma toada até que Fernando Santos resolveu mexer na equipa. Aos 66 minutos João Moutinho entrou para o lugar de Adrien Silva, mas a substituição que mudou a história aconteceu aos 79 minutos quando Renato Sanches cedeu o seu lugar a Éder.

Depois disso, o avançado francês, Gignac, ainda atirou a bole ao poste de Rui Patrício, mas o jogo foi para prolongamento. E foi aí que brilhou Éder. O jogador, geralmente um mal-amado pelos adeptos, aos 109 minutos, numa jogada mágica, colocou a bola no fundo das redes de Lloris.

No campo e fora dele a festa faz-se em português.