Banco da Rússia deixa taxa de juro inalterada em 10,5%
O banco central da Rússia manteve a sua política monetária em espera deixando a taxa de juros inalterada em 10,5%. De acordo com funcionários do banco, este nível vai garantir o equilíbrio no sector bancário.
Tanto o enfraquecimento do rublo e o aumento dos preços em primeiro lugar dependem dos preços do petróleo que estão caindo rapidamente neste momento. No caso de o ritmo de corte da taxa ser mantido, a inflação pode subir para o nível de 8%. O Banco da Rússia cortou sua taxa de referência por 50bps para 10,5% em junho.
Agora, o regulador tem como objetivo mantê-lo inalterado, as condições monetárias estão moderadamente apertadas para permitir que o banco mantenha um equilíbrio com os empréstimos disponíveis para os mutuários e depósitos bancários ainda atraentes. Além disso, a atividade manufatureira continuou a recuperar, mesmo apesar da demanda fraca.
Os preços no consumidor manteve-se estável e a inflação abrandou. De acordo com o Banco da Rússia a estimativa para a inflação vai cair abaixo de 5% em julho de 2017 e irá atingir a meta de 4% no final de 2017. No entanto, o banco não descarta a possibilidade de que a inflação não va cair para 4% neste espaço de tempo. Portanto, ele vai considerar a possibilidade de reduzir a sua taxa principal.