Atividade econômica chinesa desacelera mais

A produção industrial chinesa cresceu 6% em uma base anual em julho em comparação com um aumento de 6,2% em junho. Investimentos em ativos fixos do país aumentaram 8,1% entre janeiro e julho de 2016, abaixo dos 9% no período janeiro-junho.

"A economia chinesa está definitivamente na tendência de queda. Isso não mudou ", disse Ma Xiaoping, economista do HSBC. Isto é visto no enfraquecimento da procura nos mercados interno e externo.

Os investidores estão cheios de preocupações sobre perspectivas econômicas da China. A economia da China em julho mostra a amplitude do abrandamento. O crescimento do investimento privado, que responde por cerca de 60% ​​do total de investimentos em ativos fixos da China, desacelerou para 2,1%.

Os funcionários e economistas acreditam que a China está a cair em uma armadilha de liquidez com empresas a acumular dinheiro, em vez de investi-lo. Algumas empresas não estão dispostos a expandir os seus negócios devido ao abrandamento económico.

As vendas a retalho na China também estão enfraquecendo. As vendas cresceram 10,2% ano-a-ano, em julho de 2016, em comparação com um aumento de 10,6% em junho.

Bancos comerciais chineses emprestaram 463,6 bilhões de yuans (US $ 69,9 bilhões) em novos empréstimos líquidos em Julho, de comparação com 1.380.000 milhões do mês anterior yuan ($ 208.000.000.000), dados divulgados pelo PBOC.

O governo chinês tomou uma série de medidas de estímulo, de acelerando empréstimos para aumentar o investimento de infra-estrutura, mas eles não deram o resultado desejado.