EUA: Trump à frente de Clinton em sondagem para as presidenciais de Novembro
EUA: Trump à frente de Clinton em sondagem para as presidenciais de Novembro
A dois meses das eleições que decidirão quem será o sucessor de Barack Obama, o candidato republicano lidera as intenções de voto com margem curta.
Na contagem decrescente para as eleições presidenciais nos Estados Unidos, que se realizarão em 8 de Novembro, Donald Trump lidera as intenções de voto embora com uma vantagem reduzida face a Hillary Clinton.
De acordo com os resultados de uma sondagem divulgada nesta terça-feira, 6 de Setembro, da ORC Poll para a CNN, se os norte-americanos fossem hoje votar o candidato republicano seria o vencedor, com 45% dos votos. A candidata democrata ficaria em segundo lugar, com 43%. Gary Johnson surge com 7% de intenções de voto e a ecologista Jill Stein com apenas 2%.
Esta nova sondagem sugere que a vantagem de oito pontos que Clinton chegou a registar no início de Agosto (nas indicações de voto desta mesma companhia de sondagens) se terá evaporado e que Trump, que acaba de mudar o seu chefe de campanha, terá capitalizado junto do eleitorado as críticas ferozes que lhe têm sido dirigidas por alguns, ainda que poucos, pesos pesados do seu partido.
Ainda assim, quando questionados não sobre em quem vão votar mas sobre quem esperam que ganhe, a maioria dos eleitores, 59%, acredita que Hillary Clinton tem maiores chances de ser a nova presidente dos Estados Unidos, ao passo que apenas 34% responde que será Donald Trump o novo inquilino da Casa Branca.
Esta nova pesquisa revela ainda que a preferência pelos dois candidatos abre várias linhas de clivagem na sociedade norte-americana quando se considera o sexo, a idade, a raça e o nível de instrução dos eleitores.
A candidata democrata conta com a preferência das mulheres (53% contra 38%), dos mais jovens (54% dos menores de 45 anos, contra 29%) e, sobretudo, dos americanos não-caucasianos (71% contra 18%). Já os mais velhos são mais propensos a apoiar Trump (54% contra 39% entre os que têm 45 anos ou mais), assim como os brancos (55% a 34%).
A maioria dos que detêm pelo menos licenciatura universitária prefere Clinton para presidente, ao passo que os que têm uma menor instrução académica tendem a apoiar Trump. Entre os brancos que não são titulares de diplomas universitários, 68% contra 24% prefere o candidato republicano. Já entre os brancos licenciados a preferência vai para Clinton (49% contra 36%).
Ambos os candidatos parecem garantir uma parcela idêntica de fidelidade partidária: 92% dos que se assumem democratas respondem que vão votar em Clinton, e 90% dos republicanos dizem que apoiarão Trump. Fonte - Jornal de negócios
Last edited by The Money Man; 07-09-2016 at 09:08 AM.