Primeiro Ministro do Japão promete injetar US $ 30 bilhões na África

Um monte de fundos privados e estatais estão envolvidos em projetos de grande escala em África. Durante décadas, os grandes investimentos estão sendo injetados no segundo maior continente mais povoado.

O Japão também está pronto para contribuir para o bem-estar da África. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, participou na Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD) em Nairobi, em 26 de agosto de 2016.

O formulador de políticas confirmou que o Japão iria fornecer ajuda financeira de US $ 30 bilhões em investimentos na África em 2018. É a primeira vez que a conferência TICAD foi realizada na África, com todos os cinco eventos anteriores hospedados no Japão.

A conferência tem como objetivo impulsionar o comércio, proteger os direitos humanos, desenvolver a economia de mercado, e melhorar a infra-estrutura em África. Enquanto isso, Tóquio já estabeleceu a sua presença no continente negro. No entanto, a contribuição financeira do Japão a África tem sido ofuscado pelo rival regional, China. "Este é um investimento que tem fé no futuro da África", disse Shinzo Abe na cimeira.