Os principais banqueiros centrais finalizaram as regras de capital de Basileia III
Os Principais bancos centrais disseraM que uma revisão das regras de capital pós-crise conhecidas como Basileia III não deve resultar em um maior nível de capital do banco.
O Grupo de Governadores doS BancoS CentrAISl e os Chefes de Supervisão (GGCS) reuniram-se no domingo e concluiram que o desenvolvimento de reformas pós-crise vai na direção certa.
A Comissão está a ultimar as novas regras de capital bancário. A principal tarefa no desenvolvimento de novas normas é evitar aumentos robustos dos requisitos de capital.
A mudança nos requisitos não devem limitar a capacidade dos bancos para fornecer crédito à economia e não devem resultar em lucros menores. É mais provável que ele irá levar a mais requisitos para capital mínimo e parâmetros mais rigorosos para a avaliação do grau de risco dos ativos. Tudo isso deve aumentar a credibilidade do sistema bancário.
"O comitê deu passos significativos ao longo dos últimos meses para a finalização das reformas pós-crise até o final do ano", disse Stefan Ingves, presidente do Comité de Basileia e governador o banco central da Suécia.