Yuan pode tornar-se a segunda maior moeda do mundo?
A decisão da Grã-Bretanha para deixar a União Europeia quase deixou todos afetados. As partes envolvidas (Reino Unido e da UE), seus aliados e parceiros comerciais, bem como simpatizantes de todo o mundo - ninguém pode dizer com certeza o que serão as consequências.
O número de possíveis de cenários nasce todos os dias. Por exemplo, Wei Jianguo, vice-diretor do Centro da China para trocas económicas internacionais e ex-vice-ministro-commerce, supõe que Brexit pode fazer o yuan chinês a segunda moeda mais negociada do mundo.
O especialista tem certeza de que ela só vai levar cinco anos. De acordo com ele, o referendo atingiu a libra esterlina duro, mas logo a moeda retomou o seu crescimento. O Wei não acredita que a depreciação da libra levaria à queda do yuan, mas, pelo contrário, a moeda chinesa se espalhou de forma mais ampla.
O yuan se juntou à cesta de moedas SDR por iniciativa do Fundo Monetário Internacional. Uma vez na lista, o renminbi composta por 10,29 por cento do cabaz pode tomar o terceiro lugar depois de o dólar dos EUA (41,73%) e o euro (30,93%). Dada uma dinâmica tão sólida, existem motivos válidos para concordar com Wei Jianguo. A moeda nacional chinesa tem uma boa chance de se tornar a segunda moeda mais negociadas do mundo no curto prazo.