A deflação no Japão acelera

De acordo com relatórios oficiais, os preços ao consumidor no Japão caiu 0,5% em uma base anual em agosto, com as expectativas dos analistas combinados. Assim, a taxa de deflação acelerou a partir de julho, quando os preços mergulhou 0,4%. Em agosto deste ano, os preços no consumidor excluindo produtos alimentares frescos deslizou 0,5% ao ano, ao passo que os especialistas esperavam uma diminuição de 0,4%.

Os preços ao consumidor excluindo alimentos e energia subiu 0,2% de agosto 2015, que foi o crescimento mais lento desde setembro de 2013. Quanto aos gastos agregados familiares, perdeu 4,6% em uma base anual superior a expectativas de uma queda de 2,5%. Isso indica enfraquecimento do consumo privado que representa quase dois terços da economia do Japão. Taro Saito, economista-chefe do Instituto de Pesquisas NLI, disse que uma desaceleração da inflação ao consumidor excluindo os preços de alimentos e energia é preocupante.

O especialista acredita que, se esta tendência persistir, o Banco do Japão não será capaz de culpar os preços do petróleo para a inflação enfraquecimento e será forçado a flexibilização adicional.