Moody levanta perspectivas para os bancos russos
Moodys Investors Service revisou sua perspectiva para o setor bancário russo de negativo para estável. A agência de classificação citou sinais de recuperação da economia russa, que é susceptível de ter um impacto positivo nos bancos emergente. "Lenta recuperação econômica e estabilização de indicadores macroeconómicos na Rússia vai apoiar o ambiente operacional para os bancos russos ", disse o vice-presidente sênior e Diretor de crédito da Moody do Irakli Pipia.
"Estamos, portanto, esperar melhorias na rentabilidade e capital de retenção dos bancos." Também Moody disse que a economia da Rússia é propensos a contrair por apenas 1% este ano, em meio óleo de preços de estabilização e medidas de estímulo poderoso do governo que suportam as perspectivas de crescimento em 2017. Isto significa que os bancos russos são susceptíveis de postar rentabilidade líquida positiva em 2016 e mostram uma melhoria gradual no longo prazo. No entanto, as margens líquidas de juros ainda permanecem abaixo do nível médio de 4% no primeiro semestre de 2016.
Enquanto isso, os especialistas notam que qualidade dos ativos é vista a deteriorar-se, porém em um ritmo mais lento. Além disso, a agência de classificação espera empréstimos problemáticos a subir para 14% -15% do total de empréstimos durante os próximos 12-18 meses de 12% no final de 2015. Quanto à capitalização do sistema bancário, a Moody vê melhoria na parte de trás injecções de capital por parte do governo.