UE assina acordo de livre comércio com o Canadá
A União Europeia e o Canadá assinaram o acordo económico e comercial global (CETA). O documento remove 99% das tarifas entre os países. O acordo entrará em vigor, em parte, no início de 2017, mas oficialmente ele vai entrar em vigor após a ratificação pelo Parlamento do Canadá e todos os 28 governos dos Estados membros da UE.
De acordo com os políticos europeus, o negócio CETA é apenas um ensaio geral para o Comércio e Investimento de Parceria Transatlântica (TTIP), um acordo de comércio a ser negociado entre a UE e os EUA.
As negociações do acordo foram suspensas por causa dos protestos na Europa. Os agricultores europeus oposição TTIP, alegando que iria colocá-los em desvantagem competitiva com os produtores agrícolas norte-americanos. Além disso, Hillary Clinton e Donald Trump se manifestou contra o acordo.
O acordo CETA também tinha adversários. região de língua francesa da Bélgica da Valónia bloqueou a UE e acordo de livre comércio canadense. No entanto, após negociações entre as autoridades locais e federais, valões da Bélgica finalmente cedeu.