China cria fundo para investir na Europa
O governo da China estabeleceu Sino-CEEF, uma companhia financeira que está prestes a se tornar uma nova plataforma para a cooperação entre a China e os países europeus.
A nova empresa irá estabelecer Fundo Sino-CEE, que incidirá sobre a cooperação em investir em infra-estrutura, a produção de oi-tech e consumo de massa. Países de organizações financeiras Europa Central e Oriental, bem como empresas separadas e manifestaram interesse no novo fundo. O tamanho do fundo de investimento é estimado em 10 bilhões de euros.
O Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) é acionista fundador e principal investidor da empresa. Em 4-5 de Novembro, a China - Central e os países do Fórum Europeu do Leste Económica e Comercial teve lugar em Riga, Letónia.
O premier chinês Li Keqiang comparecer à reunião notou que a China e a Europa deve expandir ainda mais os interesses mútuos. Não era a primeira vez que Pequim mostrou vontade de cooperar com a Europa. Em 2013, o Fundo Rota da Seda foi criada com o objetivo de ampliar a cooperação entre os países que são rotas de transporte da Ásia para a Europa.