Inglaterra e França recusar-se a participar na reunião Trump de emergência da UE
A reunião de emergência da UE para alinhar a posição do bloco na eleição de Donald Trump foi cancelado por causa da Grã-Bretanha e França. De acordo com o Financial Times, duas principais potências militares do bloco se recusou a assistir à reunião em Bruxelas.
A divisão destaca as dificuldades países europeus têm em coordenar uma resposta a Trump, que questionou os compromissos dos EUA na OTAN. Além disso, os EUA o presidente eleito está planejando para melhorar as relações com o presidente russo Vladimir Putin. De acordo com Boris Johnson, secretário de Relações Exteriores britânico, a atmosfera reunião criado de pânico.
Enquanto isso, o chanceler francês, Jean-Marc Ayrault optou por participar da reunião com o novo secretário-geral da ONU. ministro das Relações Exteriores da Hungria Peter Szijjarto também rejeitou o encontro.
Enquanto isso, Bruxelas insistiu que a reunião terá lugar de qualquer maneira e as nações da UE discutirão as perguntas planejadas durante a reunião agendada de chanceleres, que Johnson e Ayrault irão participar. Mais cedo, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg advertiu os EUA ea UE contra a "ir sozinho" em questões de defesa.