Japão: PIB do 3º trimestre foi melhor do que o estimado

De acordo com os dados preliminares, a taxa de crescimento económico no Japão no terceiro trimestre de 2016 acelerou para 2,2 por cento ao ano, em comparação com o crescimento de 0,7 por cento registados no trimestre anterior. Este foi o terceiro aumento trimestral do PIB do Japão em uma fileira.

E a taxa de crescimento foi muito melhor do que as previsões dos peritos. Economistas esperavam outro aumento de 0,9 por cento, em média. No terceiro trimestre de 2016, a economia do Japão cresceu 0,5 por cento em comparação com o aumento de 0,2 por cento visto no segundo trimestre.

Especialistas vincular o crescimento económico a um aumento de 2 por cento das exportações no terceiro trimestre. De abril a junho embarques para o exterior caíram 1,5 por cento. No entanto, os baixos gastos do consumidor e de capital de negócios investimentos compensado bons números de exportação.

Os gastos dos consumidores, que compõe cerca de 60% do PIB do Japão, e os investimentos de capital de negócios ficou estável no período determinado.

Devido a um abrandamento do crescimento dos salários, os japoneses hesite em aumentar seus gastos, e as empresas se queixam de que o iene forte reduz a competitividade dos produtos locais e tem o impacto negativo sobre os lucros no exterior.