Estabilidade e classificação da dívida recuperou para fazer Ucrânia ótimo novamente!
Apesar das circunstâncias difíceis, na fronteira com o vizinho agressivo, a vitória de Donald Trump e os problemas políticos internos, a economia da Ucrânia é lenta mas seguramente se recuperando e ganhando força.
Essa é também a opinião da Fitch internacional agência de classificação que informou sobre o aumento da Ucrânia rating da dívida de longo prazo. Assim, o rating do país em moeda estrangeira e nacional aumentou de CCC para o nível B-.
A principal razão para uma revisão para cima foi uma redução significativa dos riscos que a Ucrânia vai ficar sem financiamento externo.
Além disso, as reservas internacionais da Ucrânia aumentou em US $ 2 bilhões nos últimos 10 meses para US $ 15,5 bilhões. Observou-se a entrada de recursos após o crescimento no custo dos produtos exportados, uma taxa de câmbio flexível e estabilização da situação interna.
A Fitch acredita que em 2018 déficit em conta da Ucrânia vai crescer a 3 por cento, contra 0,2 por cento no ano passado. Esta inflação ano chegará a 14,9 por cento em comparação com 48,5 por cento um ano antes.
A dívida pública é projetada para ir até 74 por cento até ao final deste ano. O crescimento do PIB pode acelerar para 2,5 por cento em 2017 contra 1,1 por cento em 2016 e pode chegar a 3 por cento em 2018.
Segundo a Fitch, o aumento da liquidez externa, a política fiscal equilibrada e melhorou o desempenho macroeconómico estão entre os fatores que contribuem para a economia ucraniana.