Matteo Renzi renuncia como primeiro-ministro da Itália
Em 4 de dezembro, Itália realizou um referendo sobre as reformas constitucionais que resultou no voto "não". Primeiro-ministro italiano Matteo Renzi reconheceu a derrota e anunciou sua renúncia. Os especialistas observam que a situação pode desencadear eleições parlamentares de encaixe e estimular uma maior instabilidade na UE.
Em caso de eleições, partido de oposição Movimento Cinco Estrelas é amplamente esperado para ganhar, o que promove a idéia da retirada da Itália da UE. Suas intenções de voto situando-se em 30%. As mudanças constitucionais propostas teria tocado a câmara alta do Parlamento, diminuindo a adesão eleito do Senado. No entanto, 59,6% dos votos foram contra as reformas.
Comentando a sua derrota, Renzi disse que somente o presidente Sergio Mattarella está agora encarregado de a decisão sobre esta situação. primeiro-ministro da Itália, também parabenizou seus adversários mas, ao mesmo tempo mencionado que as reformas propostas foram cruciais para o país. Na segunda-feira, o euro caiu para o menor nível desde março de 2016. A moeda única caiu 1,4%, para 1,0505 em relação ao dólar.