FMI apoia Christine Lagarde apesar do veredicto de culpada
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional Christine Lagarde foi considerada culpada de negligência. No entanto, o veredicto imposto pelo tribunal francês não tem nada a ver com o trabalho de Lagarde como chefe do FMI. A razão para o processo foi as ações de Lagarde durante seu mandato como ministro francês das Finanças.
O tribunal admitiu o envolvimento de Lagarde em um pagamento ilegal de uma enorme compensação ao empresário Bernard Tapie. Em 2007, Christine Lagarde formou um painel de arbitragem privado para investigar o caso de venda de ações da Adidas ao banco Credit Lyonnais. Tapie, o proprietário da marca Adidas esportes, acusou o banco de fraude.
Como resultado, os membros do painel de arbitragem, que foram escolhidos por Lagarde, chegou à decisão de pagar um empresário "enganado" Bernard Tapie compensação de 400 milhões de euros usando fundos do orçamento. O tribunal admitiu a culpa de Christine Lagarde. Embora o tribunal não tenha imposto uma multa ou sentença, este veredicto é potencialmente perigoso para a reputação de Lagarde. Funcionários do FMI unânime stand by seu patrão. A opinião geral do Conselho de Administração é a seguinte:
As transgressões de Lagarde ocorreram quando ela não estava no fundo e desde que assumiu o cargo em 2011, "ela havia se mostrado um líder capaz de apresentar um lado mais suave do fundo enquanto lutava duro para Reforçar a sua legitimidade no rescaldo da crise financeira ". No entanto, este caso de tomada de manchete pode ter causado danos ao seu bem mais valioso, a sua reputação.