ESM pronto para retomar negociações sobre alívio da dívida da Grécia
O Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM), o maior credor da Grécia, pode retomar o processo de implementação de medidas de curto prazo para reduzir a dívida pública do país. As medidas adequadas poderão ser lançadas caso a Grécia confirme as suas obrigações decorrentes de acordos anteriores, disse o chefe do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.
"Feliz por concluir que nós abrimos caminho para a ESM para avançar com os procedimentos de tomada de decisão para as medidas de dívida de curto prazo para a Grécia", disse Dijsselbloem em um tweet. "Recebi uma carta em que meu colega grego confirmou seu compromisso com acordos anteriores", acrescentou.
Os ministros das finanças da zona euro acordaram, em Dezembro, num conjunto de medidas para reduzir o custo da dívida grega. Para começar a implementar as medidas, a decisão do MEE era necessária. No entanto, o processo de alívio da dívida foi suspenso como o governo da Grécia decidiu aumentar as pensões por 200-600 euros.
O MEE, o FMI eo BCE tiveram de avaliar o impacto destas propostas sobre o cumprimento, por parte da Grécia, dos requisitos de empréstimo do MEE. O Conselho de Governadores do MEE utilizará estas informações na sua decisão sobre as futuras medidas relativas à dívida da Grécia.