Líbia aumenta produção de petróleo
Nos últimos seis meses, a Líbia triplicou sua produção de petróleo. A OPEP acordou em 30 de novembro de 2016 reduzir a produção em 1,2 milhão de barris por dia para 32,5 milhões. Desde então, o preço do Brent subiu 19% acima de US $ 58 o barril. Na terça-feira, os preços do petróleo caíram abaixo de US $ 54 o barril pela primeira vez desde dezembro.
A Líbia tinha uma isenção do corte de produção como ele foi confrontado com uma guerra civil e agitação. No entanto, o país conseguiu chegar a um acordo com os rebeldes e renovou a produção. Esta semana a produção de petróleo líbio atingiu 708.000 barris por dia, o maior nível em três anos. No início de janeiro, a produção de petróleo do país caiu abaixo de 200 mil barris por dia. Anteriormente, a Líbia produzia cerca de 1,6 milhões de barris por dia. De acordo com estimativas dos especialistas, a Líbia poderia aumentar sua produção para 900 mil barris por dia em 2017.
Em novembro de 2016, sua produção ficou em torno de 575,00o barris por dia. Tal ritmo de aumento compensa a promessa da Rússia de cortar sua produção e poderia fazer a Arábia Saudita começar a aumentar o ritmo de corte da produção para atingir as metas acordadas pelo cartel. Um aumento na produção de petróleo da Líbia poderia impedir que o preço do petróleo subisse para US $ 60 o barril, quando os investidores estão aguardando sinais de baixa.