Chefe do banco central russo chamado European Banker de 2016


Os últimos anos têm sido difíceis para a economia russa. Talvez alguém diria: "Só alguns anos? Talvez algumas décadas? "Afinal, os veteranos dificilmente podem se lembrar de uma época em que a economia russa estava no seu melhor. Não há necessidade de afundar profundamente a história do país, uma vez que temos uma grande crise econômica como exemplo aqui e agora.

Tais condições severas são um momento perfeito para testar a competência profissional dos economistas responsáveis. Descobriu-se que os cidadãos russos não têm motivo para se preocupar, como o país tem profissionais qualificados economistas! A revista mensal britânica The Banker nomeou Elvira Nabiullina, chefe do CBR, o melhor governador do Banco Central da Europa em 2016. No ano passado, este título foi dado ao governador do Bank of England, Mark Carney. Especialistas apreciaram o trabalho de Elvira Nabiullina, particularmente, dado o ambiente econômico severo em que ela teve que operar.

A Rússia está em isolamento, o acesso aos mercados internacionais de capital é limitado, o petróleo, a principal commodity de exportação, caiu abruptamente no preço do passado dois anos. Junte tudo, e aqui estão todas as condições para o colapso econômico e financeiro. No entanto, apesar das condições difíceis, o Banco Central da Rússia foi capaz de fazer alguns progressos sob a orientação cuidadosa Nabiullina. Elvira Nabiullina concentrou todos os seus esforços na domesticação da inflação.

Como resultado, a inflação da Rússia caiu abaixo de 6% até o final de 2016. "É importante ressaltar que em 2016 houve um ponto de inflexão no sentimento da população e dos profissionais em relação às expectativas de inflação. No início de 2016, as expectativas de inflação dos participantes no mercado estavam bem acima da nossa meta, mas agora reduziram para perto de nossa meta de inflação de 4%, entre 4,5% e 4,7% ", disse Nabiullina.