Qatar Petroleum une unidades petroquímicas para reduzir custos
A estatal Qatar Petroleum integrará a Qatar Vinyl Co., parte da Mesaieed Petrochemical Holding Co., e a Qatar Petrochemical Co., uma unidade da Industries Qatar QSC. A medida visa diminuir os custos operacionais e expandir a presença no mercado global. As ações de ambas as empresas estão listadas na Qatar Stock Exchange.
De acordo com a Bloomberg, a Qatar Petroleum possui 74,2% da Mesaieed e 51% das Indústrias Qatar. Qatar Petroleum CEO Saad Sherida Al Kaabi disse que os acionistas de ambas as empresas irão beneficiar desta integração. A fusão terá início em março e será concluída este ano.
A Qatar Petroleum é o maior produtor mundial de gás natural liquefeito. Este ano, a empresa também irá fundir suas duas unidades de GNL, a Qatar Liquefied Gas Co. ea Ras Laffan Liquefied Natural Gas Co. O governo do Qatar utiliza a consolidação como uma ferramenta para reduzir os custos, já que os preços do petróleo caíram pela metade desde 2014. Até agora, pelo menos quatro ministérios foram integrados.
Também ficou conhecido que a Qatar Investment Authority está em processo de agrupamento de US $ 100 bilhões de investimentos em empresas locais em uma nova unidade.
Além disso, a Masraf Al Rayan QSC, o Barwa Bank QSC eo International Bank of Qatar QSC anunciaram em dezembro de 2016 que estão prontos para criar o maior banco compatível com a sharia no país.