Crescimento estável da economia chinesa


Li Wei, diretor do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento do Conselho Estadual da China, disse que o risco de contração da economia chinesa tinha reduzido. De acordo com as estimativas do governo, a economia da China cresceu 6,7% em 2016, no ritmo mais lento nos últimos 26 anos.

O governo alcançou seu objetivo através da manutenção de volumes recordes de empréstimos bancários, um boom da habitação especulativa e bilhões de investimento público. No entanto, é provável que enfrentar a dependência do consumo interno e do investimento privado como Pequim vai esfriar o mercado imobiliário e reduzir a taxa de aumento dos empréstimos. Na semana passada, o governo reduziu sua meta de crescimento para 6,5% em 2017.

De acordo com Li Wei, a maioria dos sinais econômicos positivos surgem no mercado interno e internacional, e o risco de um declínio significativo no crescimento econômico diminuiu. O desenvolvimento econômico da China passou de um "golpe descendente na forma de L para o curso horizontal", disse Li na sessão anual do parlamento chinês.

A tendência horizontal aponta para um desenvolvimento estável a longo prazo, mas não elimina a possibilidade de mudanças de curto prazo. De acordo com os dados mais recentes, a produção industrial da China aumentou mais de 6% em janeiro e fevereiro, enquanto a taxa de desemprego em 31 grandes cidades chegou em 5% nos dois meses.