China vai lançar nova zona econômica especial
A China decidiu estabelecer uma nova zona econômica especial na província do norte de Hebei, informou CNBC. A província foi atingida por demissões maciças. O movimento do governo visa impulsionar o crescimento econômico doméstico. A nova área de Xiongan, localizada a cerca de 100 quilômetros de Pequim, assumirá as chamadas "funções não-capital" em vez da capital da China.
Segundo a mídia local, isso é parte de uma iniciativa mais ampla para apoiar a economia, e para integrar Hebei com a capital e Tianjin nas proximidades. Pequim está transformando o processo de crescimento econômico, passando da fabricação para o setor de serviços. Desenvolvimento de Hebei é um passo nessa direção. A província é o centro do país de produção de ferro e aço.
Ambos os setores foram atingidos com demissões em massa e sobrecapacidade. Não é a primeira vez que a China está estabelecendo uma zona econômica especial. Alguns deles foram bastante eficazes. Os mais bem sucedidos foram Shenzhen e Xangai. Fundada há quase 37 anos, a zona económica especial de Shenzhen transformou a vila de pescadores na fabricação e centro de alta tecnologia. A área de Pudong em Shanghai é agora um centro financeiro principal.