Merkel impulsiona conversas de comércio livre UE-EUA
Os especialistas observam que, apesar do fracasso das negociações sobre um acordo de livre comércio entre a UE e os Estados Unidos, a chanceler alemã Angela Merkel pretende retomar as negociações.
Merkel sublinhou que a Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP) é um projecto crucial que poderia cobrir cerca de 30% do comércio global. Ela ajudará a estabelecer padrões para uma troca aberta e justa de bens, disse ela.
De acordo com a chanceler Angela Merkel, o acordo de comércio livre é vantajoso para a Alemanha. No entanto, a economia alemã está sob pressão do crescente protecionismo.
Só com a ajuda de mercados abertos e de livre comércio a Alemanha poderia melhorar sua condição social e econômica, disse Merkel. No momento, as exportações alemãs para os EUA diminuíram significativamente. De acordo com Der Spiegel, as empresas alemãs preferem vender seus produtos para os países europeus.
De acordo com o Serviço Federal de Estatística da Alemanha, as exportações do país para a UE totalizaram 707,7 bilhões de euros, um aumento de 2,2% em relação ao ano anterior. As relações comerciais alemãs com a Rússia também começam a se fortalecer. De acordo com a Câmara de Comércio Exterior Alemã-Russa, o volume de comércio entre os países aumentou 37% para 9,5 bilhões de euros nos primeiros meses de 2017.