Falha potencial do IPO da Saudi Aramco poderia prejudicar economia da Arábia Saudita

De acordo com as estimativas da BMI Research, caso o IPO da Saudi Aramco não traga os fundos desejados, o projeto para diversificar a economia do reino não se desenvolverá como planejado. Enquanto isso, os investidores esperam um IPO bem sucedido. "O IPO se tornará o teste decisivo da confiança dos investidores estrangeiros na Arábia Saudita.O sucesso do IPO será crucial para determinar a trajetória econômica e política do reino na próxima década", disse o relatório da BMI Research.

O IPO está planejado para ser realizada no próximo ano na TADAWUL câmbio doméstico e em outra troca. No ano passado, o plano "Visão 2030" foi desenvolvido. Seu objetivo é impulsionar a economia da Arábia Saudita. No entanto, os especialistas observam que a dependência do reino dos combustíveis fósseis torna-o muito vulnerável às flutuações dos mercados de petróleo e commodities. Assim, a diversificação é necessária o mais rapidamente possível caso os sauditas continuem a financiar subsídios e serviços sociais nos níveis existentes.

A Arábia Saudita terá controle total sobre os poços de petróleo e a produção da Aramco mesmo depois de vender 5% do estoque estatal. A venda de 5% das ações poderia trazer nada menos que US $ 25 bilhões. As autoridades do reino planejam manter o IPO da Saudi Aramco no marco do plano do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman de estabelecer o maior fundo de investimento soberano do mundo e reduzir a dependência da economia de hidrocarbonetos.