Economia dos EUA perto dos objetivos do Fed
O presidente da Federal Reserve Bank of San Francisco, John Williams, disse que a economia dos EUA está próxima ou atingiu os objetivos do Fed, incluindo o pleno emprego e a estabilidade de preços. Williams também disse que o banco central dos EUA quer garantir que os mercados estejam tranquilos, pois gradualmente aperta sua política monetária.
"A economia dos EUA é tão próxima dos objetivos do mandato do Fed como sempre estivemos", afirmou Williams. "É mais importante do que nunca para a política monetária trabalhar com o que eu gosto de chamar de" economia Goldilocks "- uma economia que não funciona muito quente ou muito fria". Com base em dados sobre o pleno emprego e a inflação, prevê-se que o crescimento econômico dos EUA atinja o objetivo de 2% até 2018.
Em março de 2017, o Fed aumentou as taxas e sugeriu duas outras subidas neste ano. Williams acredita que esse ritmo faz desde então. O Feed se reunirá em junho para decidir sobre sua política monetária. O regulador também deverá reduzir seu balanço acumulado durante os anos de compra de títulos para aumentar o investimento e a contratação após a recessão. O balanço do Fed aumentou para cerca de US $ 4,5 trilhões em ativos.
No ano passado, Williams, que trabalhou em estreita colaboração com a presidente da Fed, Janet Yellen, disse que um corte de balanço começaria gradualmente e demoraria cerca de 5 anos. Ele também observou que o balanço do regulador deve diminuir significativamente em relação ao seu volume atual, mas a decisão sobre o nível desejado ainda não foi feita.
Na última vez que o Fed mudou sua política de balanço, os mercados domésticos e internacionais caíram. Desta vez, o Fed tentará evitar que isso aconteça novamente.