PMI de fabricação chinês no pico de 3 meses
Segundo a Caixin, o índice de gerentes de compras de fabricação da China aumentou em um ritmo mais do que esperado em junho, desafiando as expectativas de uma desaceleração. A pesquisa mostrou que o PMI de fabricação chegou em 50,4 em junho, marcando a maior pontuação nos últimos três meses. Isso também aconteceu com o mínimo de 11 meses de maio de 49,6 e as expectativas dos analistas para 49,5.
O Caixin PMI é um indicador de uma atividade de manufatura em todo o país, que se concentra em pequenas e médias empresas, enquanto os dados oficiais medem a atividade de empresas maiores, a maioria das empresas estatais. O aumento do índice foi devido a um crescimento mais forte da produção e de novas encomendas, o que incentivou as empresas a impulsionar suas atividades de compras.
O crescimento também foi confirmado pelas estatísticas oficiais do PMI divulgadas na sexta-feira. Em junho, o índice oficial de gerentes de compras da China cresceu para 51,7 desde 51,2 em maio.
Os serviços PMI aumentaram para 54,9, de 54,5 um mês antes. O setor industrial chinês é um barómetro chave do consumo do país, que representa mais de 50% do PIB.