Os preços no consumidor chinês caem 0,2% em junho
De acordo com o National Bureau of Statistics of China, o índice de preços ao consumidor do país aumentou 1,5% em junho, em termos anualizados, correspondendo ao ritmo do mês anterior.
Em junho, os preços no produtor cresceram 5,5% anualmente, sem alteração em relação a maio. Ambos os números estão em linha com as expectativas dos analistas. Os preços ao consumidor e os preços no produtor diminuíram 0,2% no período de relato em relação ao mês anterior.
Os preços cresceram 2,0% nas cidades e 1,7% nas áreas rurais, anualmente. Os preços dos alimentos diminuíram 1,2%, os preços não alimentares, ao contrário, aumentaram 2,2%. Os preços dos serviços aumentaram 3%.
Nos primeiros seis meses do ano, a inflação na China foi de 1,4%. De acordo com o economista da IHS Markit Rajiv Biswas, uma maior desaceleração no crescimento do preço no produtor provavelmente ocorrerá nos próximos meses.
Um economista da Austrália e da Nova Zelândia Banking Group Ltd acredita que 2017 será mais um ano em que o índice de preços ao consumidor ficará abaixo do nível alvo de 3%.
No ano passado, a inflação chinesa atingiu o nível de 2%, abaixo da previsão oficial de 3%. Este ano, o governo espera uma inflação no nível de 3%. Em 2016, o índice de preços no produtor caiu 1,4% na China.