1. Dados da inflação dos EUA
O Departamento de Comércio publicará os números da inflação em junho às 09h30 (horário de Brasília) na próxima quinta-feira. Analistas de mercado esperam que os preços ao consumidor tenham subido 0,3%, ao passo que o núcleo da inflação tem projeção de aumento de 0,2%.
Em base anual, o núcleo do IPC tem projeção de aumento de 1,6%. O núcleo dos preços é visto pelo Federal Reserve como uma melhor aferição da pressão inflacionária de longo prazo porque exclui as categorias voláteis de alimentação e energia.
O banco central tenta normalmente chegar a 2% no núcleo da inflação ou menos.
Os mercados continuam a duvidar que o Fed eleve as taxas de juros mais uma vez neste ano por conta de preocupações com a perspectiva moderada de inflação, mas esperam amplamente que o início do processo de redução do balanço patrimonial ocorra em setembro.
Além dos dados da inflação, o calendário com muitos dados desta semana também traz relatórios sobre vendas no varejo, preços ao produtor e pedidos semanais de seguro-desemprego, bem como produção industrial, ofertas de empregos JOLTS e leitura preliminar sobre a percepção do consumidor de Michigan. Um estudo sobre condições industriais na região de Nova York também está na agenda.
Investidores provavelmente também continuarão a acompanhar as mais recentes notícias de Washington a respeito da reforma tributária. Preocupações com o impacto do furacão Irma no crescimento econômico e a tensão crescente entre os EUA e a Coreia do Norte também estarão em foco.