Richard H. Thaler recebeu Nobel da Economia por estudos de economia comportamental

O norte-americano Richard H. Thaler, da Universidade de Chicago, foi galardoado hoje com o prémio Nobel da Economia pelos estudos de economia comportamental, anunciou a Real Academia das Ciências sueca.

A Real Academia das Ciências Sueca anunciou esta segunda-feira, 9 de Outubro, a atribuição do Prémio Nobel das Ciências Económicas a Richard H. Thaler, justificando esta decisão pelo contributo do académico norte-americano para a investigação na área da economia comportamental.

Nascido em 1945 em Nova Jérsia, nos Estados Unidos, Richard H. Thaler é doutorado pela Universidade de Rochester e dá aulas na Universidade de Chicago desde 1995. A economia comportamental e a psicologia da tomada de decisão são as áreas de estudo deste investigador norte-americano, que vai receber um prémio de nove milhões de coroas suecas, equivalente a perto de um milhão de euros.

"As contribuições de Richard Thaler’s construíram uma ponte entre a economia e a análise psicológica da tomada de decisão individual. (…) As suas descobertas empíricas e as suas ideias teóricas têm sido instrumentais na criação de uma área nova e de crescimento rápido [relacionada com a] economia comportamental, que teve um profundo impacto em várias área da investigação e da política económica", referiu o porta-voz da academia sueca.

Co-autor do "best-seller" global Nudge, editado em 2008 e que é apresentado como um livro em que "os conceitos da economia comportamental são usados para abordar muitos dos maiores problemas da sociedade", o 49.º premiado com o Nobel da Economia investiga "as implicações de relativizar as suposições económicas padrão de que todos na economia são racionais e egoístas, abordando a possibilidade de alguns dos agentes da economia por vezes serem apenas humanos", resume a página de apresentação da universidade onde trabalha.

Na nota de imprensa emitida pela Real Academia das Ciências Sueca, é destacado ainda que, ao explorar as consequências da "racionalidade limitada", das "preferências sociais" e da "ausência de autocontrolo", Richard H. Thaler "mostrou como esses traços humanos afectam sistematicamente as decisões individuais, assim como os resultados do mercado".