Sabemos que o DNA ou ácido desoxirribonucleico é um composto orgânico que, sequenciado, forma nossos genes. Esse conjunto confere a todos os seres vivos e, até mesmo a alguns vírus, características únicas que os tornam distintos de todos os demais seres.
Bem, partindo desta informação, denominamos que o DNA Operacional, é um conjunto de características que tornam o profissional um trader único, pois nem todos são iguais, cada um tem seu estilo próprio, estilo que se define com experiências, a experiências acumulada, lembramos que cada um tem sua forma de interpretar e reagir a determinada situação, e, a media que o tempo passa, o trader desenvolve suas próprias características de negociação, seu próprio modo de operar. Característica que também pode ser oriunda da vivência e interação com outros traders. Seu desempenho torna-se único, e, o sucesso virá a partir destas características únicas.
Toda sua formação pessoal, moral, social, intelectual compõe seu sistema de crenças, valores e também o seu modo de pensar, agir e reagir aos eventos. Isso se reflete em suas atitudes e nas decisões que toma. Mas para chegar a este ponto, é imprescindível estudar , explorar e saber combinar técnicas, visão de mercado, gestão de risco, gestão financeira e domínio psicológico de formas inusitadas para, dada uma determinada situação ou problema, assim, encontrar a solução e resultados desejados.
Há um tempo determinado para isto, acredito que não, cada um tem seu próprio tempo, mas persistência e motivação, são características fundamentais.
Mas, será que há um prazo mínimo para começar a desenvolver esse DNA próprio?