O circuit breaker, conhecido também como "colarinho" é um mecanismo que suspende a negociação para proteger os papéis contra a excessiva volatilidade. Por exemplo, se o índice variar mais de 10% em qualquer direção, os negócios são interrompidos por 30 minutos. Mas, de fato, ainda não há consenso sobre se os disjuntores são a melhor solução para gerenciar a volatilidade extrema.
Alguns acredita que o uso desta tecnologia pode ajudar a reduzir os riscos do mercado .especialistas afirmam que estes disjuntores são naturalmente adequados para a troca de estilo, negociação de carteira de ordens. mas isso não significa que eles não poderiam ser aplicados aos mercados OTC.
O mecanismo foi adotado em cinco ocasiões durante a crise global em 2008, em 29 de setembro e em outubro, nos dias 6, 10 15 e 22. A maior variação diária ocorreu no dia 6 de outubro, quando o índice afundou 15,5% na mínima do dia. O circuit breaker também foi acionado nas vésperas da adoção do câmbio livre, em 13 e 14 de janeiro de 1999 e em diversas vezes em 1998 durante a crise russa e no ano anterior, na crise asiática. Em 11 de setembro de 2001, após os atentados às torres gêmeas em Nova York, a Bovespa suspendeu o pregão definitivamente às 11h15 quando o índice cedia 9,18%.
Mas no mercado FX será que interromper as atividades, mesmo por alguns minutos, traria benefícios aos participantes do mercado?
Ainda penso que uma melhor transparência do mercado de câmbio traria muito mais benefícios para os players.