O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (15) o lançamento do recurso de pagamentos por meio do mensageiro. Agora é possível realizar pagamentos pelo WhatsApp Pay com cartões de crédito ou débito do Nubank, Banco do Brasil e Sicredi de bandeiras Visa e Mastercard. Já as transferências podem ser feitas somente com cartões de débito ou combo suportados. A função também está presente no WhatsApp Business.
O cliente deve configurar um cartão parceiro pelo Facebook Pay para que possa realizar pagamentos e transferências pelo WhatsApp. Os usuários têm um limite R$ 1mil por transação e podem receber até 20 transações ao longo do dia com um limite de R$ 5 mil mensais. Já no WhatsApp Business, o empreendedor deve habilitar a opção pare receber os envios de clientes. O aplicativo voltado para negócios não possui limite de transações para o comerciante receber pagamentos por vendas de produtos ou serviços.
Para enviar dinheiro a amigos e familiares é preciso configurar o Facebook Pay antes. em seguida abrir a conversa do contato que deseja enviar o dinheiro e, depois, pressione em "Anexar" e em "Pagamento". Para prosseguir, insira o valor e uma mensagem para descrever o pagamento e toque em "PAGAR". O dinheiro é transferido para a conta bancária associada ao cartão de débito do contato a qual o usuário realizou a transação.
Quanto a segurança
O WhatsApp Pay não utiliza criptografia de ponta-a-ponta, pois os bancos precisam receber as informações sobre cada pagamento. Mas, o WhatsApp afirma possuir um sistema avançado de armazenamento de dados e a criptografia que coleta os números dos cartões em uma rede separada e segura. Os usuários recebem um código de confirmação do WhatsApp, o PIN do Facebook Pay e o código de verificação. Para utilizar o recurso de forma segura, recomenda-se não compartilhar essas informações com ninguém.
Taxas
Os consumidores são isentos de taxas de transações. Já os comerciantes que recebem pagamentos terão que pagar uma taxa fixa de 3,99% em cada pagamento dos clientes pelo aplicativo normal.