Informações detalhadas dos fundos de índice

By REBECCA BALDRIDGE

• Gerenciamento ativo vs. passivo
• O que é um fundo de índice?
• Benefícios da indexação
• O que você está perdendo?
• Quais são os resultados?
• O resultado
Os fundos de índice proporcionam aos investidores um retorno diretamente vinculado aos mercados individuais, ao mesmo tempo em que cobram valores mínimos pelas despesas. Apesar de seus benefícios e popularidade crescente, nem todo mundo sabe exatamente o que são fundos de índice - ou como eles se comparam a muitos outros fundos oferecidos pelo mercado. Aqui, examinamos mais de perto e monitoramos o desempenho deles ao longo do tempo em comparação com os investimentos gerenciados ativamente.


PRINCIPAIS CONSIDERAÇÕES

• Os investimentos em índices tiveram um aumento maciço em popularidade na última década, com bilhões de dólares em fundos de investidores sendo despejados em fundos mútuos de índices e ETFs.
• A indexação é uma estratégia de investimento passivo que busca replicar um índice e igualar seu desempenho, em vez de tentar escolher ações ativamente e superar o benchmark do índice.
• Os investimentos em índices apresentam taxas mais baixas, maior eficiência tributária e ampla diversificação.
• A pesquisa mostra que, no longo prazo, as estratégias de indexação passiva tendem a superar suas contrapartes ativas.
Gerenciamento ativo vs. passivo
Antes de entrarmos nos detalhes dos fundos de índice, é importante compreender os dois estilos predominantes de gerenciamento de fundos mútuos: passivo e ativo.
A maioria dos fundos mútuos se encaixa na categoria de gerenciamento ativo. A gestão ativa envolve as artes gêmeas da seleção de ações e do timing de mercado. Isso significa que o gestor do fundo coloca suas habilidades à prova na tentativa de selecionar títulos que superem o mercado. Uma vez que fundos gerenciados ativamente exigem mais pesquisa prática e têm maiores volumes de negócios, suas despesas são naturalmente maiores.
Os fundos administrados de forma passiva, por outro lado, não tentam vencer o mercado. Em vez disso, uma estratégia passiva busca combinar o risco e o retorno do amplo mercado de ações ou de um segmento dele. Você pode pensar no gerenciamento passivo como a abordagem de compra e manutenção do gerenciamento de dinheiro.

O que é um fundo de índice?

Um fundo de índice é uma gestão passiva em ação: é um fundo mútuo que tenta imitar o desempenho de um índice específico. Por exemplo, um fundo que acompanhe o índice S&P 500 possuirá as mesmas ações que as do S&P 500. É tão simples quanto isso! Esses fundos acreditam que acompanhar o desempenho do mercado trará um resultado melhor em relação aos demais fundos.
Lembre-se, quando as pessoas falam sobre "o mercado", elas se referem com mais frequência ao Dow Jones Industrial Average ou ao S&P 500. Existem, no entanto, vários outros índices que rastreiam o mercado, como o Nasdaq Composite, Wilshire Total Market Index, Russell 2000, et al.
John Bogle fala sobre o fundo de índice inicial do primeiro mundo
Que benefícios a indexação oferece?
Existem duas razões principais pelas quais alguém decide investir em um fundo de índice. A primeira está relacionada a uma teoria de investimento conhecida como hipótese do mercado eficiente. Essa teoria afirma que todos os mercados são eficientes e que é impossível para os investidores obter retornos maiores do que o normal porque todas as informações relevantes que podem afetar o preço de uma ação já estão incorporadas ao seu preço. E assim, os gestores de fundos de índice e seus investidores acreditam que, se você não consegue vencer o mercado, é melhor entrar nele.
A segunda razão para escolher um fundo de índice tem a ver com os baixos índices de despesas. Normalmente, a faixa para esses fundos é de cerca de 0,2-0,5%, que é muito menor do que 1,3-2,5% frequentemente visto para fundos administrados ativamente. No entanto, a economia de custos não para por aí. Os fundos de índice não têm as despesas de vendas conhecidas como cargas, o que acontece com muitos fundos mútuos.
Em mercados em alta, quando os retornos são altos, os investidores podem não prestar muita atenção a esses índices; no entanto, quando surgem os mercados em baixa, os índices de despesas mais altos se tornam mais evidentes, pois são deduzidos diretamente dos retornos agora escassos. Por exemplo, se o retorno de um fundo mútuo for de 10% e o índice de despesas for de 3%, o retorno real para o investidor será de apenas 7%.

O que você está perdendo?

Um dos principais argumentos dos gestores ativos é que, ao investir em um fundo de índice, os investidores estão desistindo antes mesmo de começar. Esses administradores acreditam que o mercado já derrotou os investidores que estão comprando esses tipos de fundos. Como um fundo de índice sempre obterá um retorno idêntico ao do mercado que acompanha, os investidores de índice não poderão participar de quaisquer anomalias que possam ocorrer. Por exemplo, durante o boom tecnológico do final dos anos 90, quando as ações de novas empresas de tecnologia atingiram níveis recordes, os fundos de índice não conseguiram igualar os retornos recordes de alguns fundos administrados ativamente.
Ao mesmo tempo, fundos administrados ativamente que se apaixonaram pelas ações queridas do momento durante um boom (ou bolha) do setor podem lucrar bastante. Eles também podem se arrepender amargamente no caso de uma quebra (ou explosão). A vantagem de um índice é que é muito mais provável que se recupere do que qualquer ação individual. Por exemplo, um fundo de índice acompanhando o S&P 500 em 2008 teria perdido aproximadamente 37% de seu valor. No entanto, esse mesmo índice subiu 350% até 1º de janeiro de 2018.

Quais são os resultados?
Geralmente, quando você olha para o desempenho dos fundos mútuos no longo prazo, pode ver uma tendência de fundos administrados ativamente apresentando desempenho inferior ao índice S&P 500. Uma estatística comum é que o S&P 500 supera 80% dos fundos mútuos. Embora essa estatística seja verdadeira em alguns anos, nem sempre é o caso.
Uma comparação melhor é fornecida por Burton Malkiel, o homem que popularizou a teoria do mercado eficiente em A Random Walk Down Wall Street. A edição de 1999 de seu livro começa comparando um investimento de $ 10.000 no fundo do índice S&P 500 com o mesmo valor na média de fundos mútuos administrados ativamente. Do início de 1969 até 30 de junho de 1998, o investidor do índice estava à frente de quase $ 140.000: seus $ 10.000 originais aumentaram 31 vezes para $ 311.000, enquanto o investidor do fundo ativo acabou com apenas $ 171.950.

O resultado

É verdade que, no curto prazo, alguns fundos mútuos irão superar o mercado por margens significativas - mas no longo prazo, o investimento ativo tende a apresentar desempenho inferior ao da indexação passiva, especialmente depois de levar em consideração as taxas e impostos.
Escolher aqueles de alto desempenho entre literalmente milhares por aí é quase tão difícil quanto escolher ações você mesmo! Quer você acredite ou não em mercados eficientes, os custos que vêm com o investimento na maioria dos fundos mútuos tornam muito difícil superar o desempenho de um fundo de índice no longo prazo.

Este artigo esta disponivel em sua versão em English in:

https://www.investopedia.com/investi...n-index-funds/