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Thread: Mercosul

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    Mercosul

    Brasil, Rússia, Índia, China

    Em economia, BRIC é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia, China, que se destacam no cenário mundial como países em desenvolvimento. O acrônimo foi cunhado e proeminentemente usado pelo economista Jim O'Neill,[2] chefe de pesquisa em economia global do grupo financeiro Goldman Sachs,[3] em um estudo de 2001 intitulado "Building Better Global Economic BRICs".

    O México e a Coreia do Sul seriam os únicos países comparáveis com os países BRIC, de acordo com um artigo publicado em 2005, mas suas economias foram excluídas inicialmente porque já foram considerados mais desenvolvidas.[8] O Goldman Sachs argumenta que, uma vez que estão em rápido desenvolvimento, em 2050, o conjunto das economias dos BRICs pode eclipsar o conjunto das economias dos países mais ricos do mundo atual. Os quatro países, em conjunto, representam atualmente mais de um quarto da área terrestre do planeta e mais de 40% da população mundial.

    O Goldman Sachs não afirma que os BRICs se organizam em um bloco econômico ou uma associação de comércio formal, como no caso da União Europeia.[11] No entanto, há fortes indícios de que "os quatro países do BRIC têm procurado formar um "clube político" ou uma "aliança", e assim convertendo "seu crescente poder econômico em uma maior influência geopolítica."[12][13] Em 16 de junho de 2009, os líderes dos países do BRIC realizaram sua primeira reunião, em Ecaterimburgo, e emitiram uma declaração apelando para o estabelecimento de uma ordem mundial multipolar.

    Desde então, os BRICs realizam cúpulas anuais e, em 2011, convidaram a África do Sul a se juntar ao grupo, formando o BRICS.[15]

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    BRICs- Brasil, Russia, India e China, performance...quatro GIGANTES mundiais, sendo que a CHINA e a ÍNDIA tem cerca de 4 vezes mais a população dos U.S..

    Nova ordem mundial dentro de 15 anos? o que acha?

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    Mercosul

    Mercado Comum do Sul

    O Mercosul, como é conhecido o Mercado Comum do Sul (em castelhano: Mercado Común del Sur, Mercosur; em guarani: Ñemby Ñemuha), é a união aduaneira (livre comércio intrazona e política comercial comum) de cinco países da América do Sul. Em sua formação original, o bloco era composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Em virtude da remoção de Fernando Lugo da presidência do Paraguai, o país foi temporariamente suspenso do bloco; esse fato tornou possível a adesão da Venezuela como membro pleno do Mercosul a partir do dia 31 de julho de 2012[1], inclusão até então impossível em razão do veto paraguaio [2]. No dia 17 de dezembro de 2007, Israel assinou o primeiro Tratado de Livre Comércio (TLC) com o bloco.[3] No dia 2 de agosto de 2010, foi a vez de o Egito assinar também um TLC.[4]
    As discussões para a constituição de um mercado econômico regional para a América Latina remontam ao tratado que estabeleceu a Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) desde a década de 1960. Esse organismo foi sucedido pela Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) na década de 1980. À época, a Argentina e o Brasil fizeram progressos na matéria, assinando a Declaração de Iguaçu (1985),[5] que estabelecia uma comissão bilateral, à qual se seguiram uma série de acordos comerciais no ano seguinte. O Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento,[6] assinado entre ambos os países em 1988, fixou como meta o estabelecimento de um mercado comum, ao qual outros países latino-americanos poderiam se unir.
    Com a adesão do Paraguai e do Uruguai, os quatro países se tornaram signatários do Tratado de Assunção (1991),[7] que estabelecia o Mercado Comum do Sul, uma aliança comercial visando dinamizar a economia regional, movimentando entre si mercadorias, pessoas, força de trabalho e capitais. Inicialmente foi estabelecida uma zona de livre comércio, em que os países signatários não tributariam ou restringiriam as importações um do outro. A partir de 1 de janeiro de 1995, esta zona converteu-se em união aduaneira, na qual todos os signatários poderiam cobrar as mesmas quotas nas importações dos demais países (tarifa externa comum). No ano seguinte, a Bolívia e o Chile adquiriram o status de associados.[8] Outras nações latino-americanas manifestaram interesse em entrar para o grupo, mas, até o momento, somente a Venezuela levou adiante sua candidatura, embora sua incorporação ao Mercosul ainda dependa da aprovação dos congressos nacionais do bloco.
    Em 2004, entrou em vigor o Protocolo de Olivos[9] (2002), que criou o Tribunal Arbitral Permanente de Revisão do Mercosul, com sede na cidade de Assunção (Paraguai). Uma das fontes de insegurança jurídica nesse bloco de integração era a falta de um tribunal permanente.
    Muitos sul-americanos veem o Mercosul como uma arma contra a influência dos Estados Unidos na região, tanto na forma da Área de Livre Comércio das Américas quanto na de tratados bilaterais.

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    Mercosul iniciará em março negociações para definir oferta à União Europeia

    Rio de Janeiro, 19 fev (EFE).- Os países do Mercosul iniciarão em 1º de março em Montevidéu, no Uruguai, um diálogo técnico para definir a oferta comercial que o bloco apresentará neste ano para a negociação de um acordo de livre-comércio com a União Europeia (UE), anunciaram nesta terça-feira os chanceleres do Brasil e da Argentina, que se reuniram no Rio de Janeiro.

    "Iniciaremos em Montevidéu um debate de coordenação técnica para definir a posição que apresentaremos", assegurou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, em entrevista coletiva concedida no Rio de Janeiro ao lado do chanceler argentino, Héctor Timerman.

    Patriota acrescentou que as negociações têm como objetivo o compromisso que o Mercosul e a UE assumiram de apresentar "ofertas comerciais melhoradas" para o acordo de livre-comércio com prazo máximo até o final deste ano.

    O Mercosul é integrado atualmente pela Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela, pois o Paraguai está provisoriamente suspenso do bloco.

    Segundo o chanceler brasileiro, a negociação entre a UE e o Mercosul foi um dos principais temas abordados no encontro que manteve com Timerman para discutir diferentes assuntos bilaterais, regionais e globais.

    "Discutimos sobre a retomada das negociações com a União Europeia com base no compromisso que assumimos em Santiago (Chile, no mês passado) de intercambiar ofertas melhoradas antes que termine 2013", afirmou Patriota.

    O chanceler lembrou que em reunião paralela à Cúpula União Europeia, América Latina e Caribe realizada em janeiro em Santiago as duas partes se comprometeram a apresentar suas ofertas comerciais de acesso a produtos pelo menos no último trimestre de 2013.

    "Os dois países estamos muito interessados que as negociações sigam adiante e terminem com sucesso, e que esse sucesso não seja só a assinatura de um acordo, mas benefícios tangíveis para o desenvolvimento equitativo de ambas as regiões", disse Timerman.

    Patriota assegurou que o anúncio feito neste mês pelo presidente americano, Barack Obama, de que os Estados Unidos iniciarão conversas para um acordo de livre-comércio com a UE não afeta as negociações do Mercosul.

    "Não se trata de algo novo. Já se sabia da intenção de uma possível negociação. Temos que ver exatamente qual será o mandato negociador. Será um processo que levará algum tempo", afirmou.

    "Em contraste, a negociação Mercosul-UE está relativamente avançada. Já decidimos intercambiar ofertas comerciais este ano", acrescentou.

    A UE e o Mercosul retomaram em Madri, em maio de 2010, as conversas para um ambicioso acordo de associação baseado na cooperação, diálogo político e a liberalização comercial iniciadas em 1999, mas que foram suspensas em 2004 diante da falta de avanços.

    A dificuldade na troca de ofertas se deve ao fato do Mercosul exigir uma maior abertura da UE para seus produtos agrícolas e os europeus pedirem um maior acesso na América do Sul para seus produtos industriais. EFE

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    Ajuda Banco do BRICS oferecerá crédito a países africanos
    A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, afirmou esta quarta-feira que o Banco do BRICS - Brasil, Rússia, Índia e China - será um mecanismo de crédito não apenas para os integrantes do BRICS, mas para todos os países em desenvolvimento, em especial os africanos.



    "O Banco do BRICS tem por objectivo não só uma acção intra-BRICS como uma acção junto aos países em desenvolvimento", afirmou a líder brasileira em declarações proferidas no final de uma reunião de trabalho em Durban, na África do Sul.

    Segundo Dilma Rousseff, a intenção da nova instituição financeira - ainda em construção - será garantir crédito de longo prazo para investimentos principalmente em infra-estrutura e logística das regiões em desenvolvimento.

    A líder brasileira realçou ainda o peso económico e populacional dos países que integram o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e defendeu a necessidade de reestruturar os foros multilaterais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Conselho de Segurança das Nações Unidas, conferindo maior peso às nações emergentes.

    "Nesses foros é importante que se destaque o peso específico dos países BRICS", reforçou.

    Ainda de acordo com a presidente do Brasil, a "lição" tirada da crise pelos países do BRICS é de que é preciso manter o "optimismo" e o "dinamismo" diante das adversidades e continuar a investir em crescimento e desenvolvimento, sem entrar no "pessimismo" e "inércia" que atingem outras regiões do mundo.

    "Vamos responder a essa crise internacional com vigor, mantendo a determinação de gerar empregos e combater a pobreza em nossos países", concluiu.

    Criado para fazer frente à crise de 2008, os presidentes do BRICS têm-se reunido periodicamente em busca de acções que mitiguem os efeitos da estagnação mundial nas suas economias.

    Em conjunto, as cinco nações que formam a sigla representam quase metade da população do globo e um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

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    Presidente Trump 2017 - 2021






    Trump toma posse sexta-feira em meio a festas e protestos

    Na próxima sexta-feira (20), Donald Trump se tornará o 45º presidente dos Estados Unidos. A previsão é de que cerca de 1 milhão de pessoas estarão nas ruas de Washington, capital norte-americana, para assistir e participar das celebrações da posse, que começarão no dia anterior, quinta-feira (19), e terminarão no sábado (21). Por causa desse movimento, as autoridades americanas montaram um esquema especial para facilitar o tráfego de veículos, evitar engarramentos e prevenir ataques terroristas.


    Um dia depois da posse, no sábado, será realizada a Marcha das Mulheres, que deverá reunir cerca de 200 mil pessoas. A multidão vai desfilar pelo centro de Washington para protestar contra as políticas de imigração e as medidas na área de saúde anunciadas por Trump. Centenas de ônibus provenientes de todos os estados norte-americanos deverão chegar a Washington nas próximas horas, levando pessoas para participar dos protestos contra Trump.

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    Paulo Santos (17-01-2017)

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    Festas


    Os três dias de celebrações planejados para a posse de Trump estão marcando a diferença do presidente eleito em relação a outros que o antecederam. As festas para o atual presidente Barack Obama duraram cinco dias. Outros também celebraram com festas que duraram mais de três dias.


    Enquanto outros presidentes organizaram desfiles que duraram mais de quatro horas, o de Trump pela Avenida Pensilvânia, o ponto alto da festa, a ser feito logo depois da posse, deverá durar apenas 90 minutos. Ele desfilará do Capitólio (prédio do Congresso americano) até a Casa Branca.


    Segundo o diretor de Comunicações do Comitê de Posse Presidencial, Boris Epshteyn, a ideia de fazer uma festa com duração menor e mais simples se destina a passar uma mensagem de que o novo presidente é voltado para o trabalho. Epshteyn comanda uma equipe de 350 pessoas, que estão cuidando dos detalhes do cerimonial e da organização da cerimônia.
    Last edited by The Money Man; 29-12-2017 at 10:55 AM.

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    China pede aos EUA que não permitam delegação de Taiwan na posse de Trump


    PEQUIM (Reuters) - A China solicitou nesta quarta-feira aos Estados Unidos que não permitam a presença de uma delegação taiwanesa na cerimônia de posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump.

    Trump quebrou com décadas de precedentes no mês passado ao atender a uma ligação telefônica de cumprimentos da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, após vencer a eleição presidencial. Ele também disse que a política de "China única" está aberta a negociações.

    Uma delegação taiwanesa, liderada pelo ex-premiê e ex-líder do partido governista Yu Shyi-kun, e incluindo um assessor de segurança nacional de Taiwan e alguns parlamentares, irá participar da posse na sexta-feira, informou nesta semana o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan.
    É comum que Taiwan envie uma delegação para posses presidenciais norte-americanas.

    Um porta-voz da presidente Tsai Ing-wen disse que não há encontros planejados com a nova administração de Trump enquanto a delegação taiwanesa estiver no país para o evento.

    A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Hua Chunying disse que a China se opõe a Taiwan usar quaisquer desculpas para enviar pessoas aos Estados Unidos para se "engajar em atividades para intervir ou danificar relações entre China e EUA".

    "Nós novamente pedimos às partes relevantes dos Estados Unidos para não permitirem que a autoridade de Taiwan envie a chamada delegação aos Estados Unidos para participar da posse presidencial, e que não tenha qualquer forma de contato oficial com Taiwan", disse Hua a repórteres durante entrevista coletiva.
    "A posição da China já foi dada precisa e inequivocamente à administração dos EUA e equipe de Trump", acrescentou Hua.

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    Merkel diz que UE deverá fazer concessões se quiser acordo comercial com Mercosul

    BUENOS AIRES (Reuters) - A União Europeia deverá fazer concessões se tiver a vontade de alcançar um acordo comercial com o Mercosul, disse nesta quinta-feira a chanceler alemã, Angela Merkel, em uma entrevista coletiva durante visita à Argentina.


    Já o presidente argentino, Mauricio Macri, disse que o protecionismo da Europa no setor agrícola --um dos pilares econômicos do bloco sul-americano-- criará maiores dificuldades para que se aproxime de um pacto comercial.


    Na entrevista, Merkel ressaltou que o isolamento dos países gera benefícios a curto prazo, mas não a longo prazo, como demonstra o caso da Argentina, onde o governo populista que governou o país por mais de uma década deixou o poder em 2015 com um alto déficit fiscal e uma economia impactada por falta de investimentos.

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    Decisão sobre adoção da cláusula democrática do Mercosul contra Venezuela fica para dezembro

    BRASÍLIA (Reuters) - Apesar da crise cada vez mais intensa na Venezuela, o país não deve ser tema central da Cúpula do Mercosul, marcada para a próxima semana, na Argentina, mas o bloco caminha para acionar a cláusula democrática contra o governo venezuelano e uma decisão política deve ser tomada em dezembro, na cúpula que ocorrerá no Brasil.


    O protocolo de Ushuaia 2, assinado em 2011, é a cláusula democrática do Mercosul, assinada por todos os membros, que prevê a suspensão de um país em caso de rompimento do regime democrático.


    "Em uma reunião dos presidentes do Mercosul é natural que considerem esse tema, mas não está na pauta, porque não há decisões operacionais a serem tomadas. Ushuaia tem seus procedimentos. As decisões serão tomadas mais adiante", disse o subsecretário-geral da América Latina e Caribe do Itamaraty, embaixador Paulo Estivallet.


    Devem dominar as discussões da cúpula o incremento do comércio dentro do bloco e o avanço do acordo comercial com a União Europeia, entre outros.
    A Venezuela está suspensa do Mercosul desde dezembro de 2016, mas por descumprir as normas de adesão ao bloco. Foi a forma encontrada por Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai de afastar os venezuelanos rapidamente, sem ter que apelar para o Protocolo de Ushuaia, que exigiria mais tempo.


    O Brasil assume a partir da semana que vem a presidência pro-tempore do bloco e, segundo Estivallet, fará o que a diplomacia chama de "consultas" com o governo venezuelano - conversas diplomáticas em que se apontam ao país os problemas democráticos e espera-se uma resposta para evitar que a Venezuela alegue um cerceamento de defesa.

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