1.
O que são futuros?
- Futuros são acordos para comprar ou vender um ativo em uma data futura específica a um preço específico.
Uma vez que o contrato futuro tenha sido celebrado, ambas as partes devem comprar e vender pelo preço acordado, independentemente do preço de mercado real na data de assinatura do contrato.
O objetivo não é necessariamente a maximização do lucro. É uma ferramenta de gestão de risco, frequentemente usada em mercados financeiros para se proteger contra o risco de alteração dos preços de ativos que são comprados e vendidos regularmente.
Os futuros também são usados em carteiras para equilibrar as flutuações de preço dos investimentos, onde o ativo subjacente é particularmente volátil.
Esses contratos são negociados em uma bolsa de futuros que atua como intermediária.
2.
Como funcionam os contratos futuros?
Existem duas posições que você pode assumir em um contrato futuro: longa ou curta.
Se você assume uma posição comprada, concorda em comprar um ativo no futuro a um preço específico quando o contrato expirar. Quando você assume uma posição vendida, concorda em vender um ativo a um preço definido quando o contrato expirar.
Uma boa maneira de explicar isso é usar o exemplo de uma companhia aérea que deseja se proteger contra a alta do preço do combustível celebrando um contrato futuro. Digamos que o combustível de aviação seja negociado a US $ 2 por galão. Uma companhia aérea que espera que o preço do petróleo suba, compra um contrato futuro de três meses por 1.000 galões a preços correntes.
O contrato vale, portanto, $ 2.000. Se em três meses, quando o contrato expira, o preço de um galão de combustível para aviação for US $ 3, a companhia aérea economiza US $ 1.000. O fornecedor ficará feliz em celebrar um contrato futuro para garantir um mercado estável para o combustível, mesmo quando os preços estiverem altos.
E o mesmo contrato também os protegerá se o preço do combustível cair inesperadamente. Nesse caso, ambas as partes estão se protegendo da volatilidade dos preços dos combustíveis. Existem também investidores que especulam com contratos futuros ao invés de usá-los como mecanismo de proteção. Eles deliberadamente compram quando o preço de uma mercadoria está baixo.
À medida que os preços aumentam, o contrato torna-se mais valioso e o investidor pode decidir negociar o contrato com outro investidor antes de expirar, a um preço mais alto.
3.
O que são Bitcoins Futuros?
Os futuros não são apenas para ativos físicos; eles também podem ser negociados em ativos financeiros.
Com os futuros do Bitcoin, o contrato será baseado no preço do Bitcoin e os especuladores podem fazer uma “aposta” no que acreditam ser o preço do Bitcoin no futuro.
Além disso, permite que os investidores especulem sobre o preço do Bitcoin sem realmente ter que possuir o Bitcoin.
Isso tem duas consequências principais.
Primeiro, enquanto o Bitcoin em si permanece não regulamentado, os futuros do Bitcoin podem ser negociados em bolsas regulamentadas. Esta é uma boa notícia para aqueles que estão preocupados com os riscos relacionados à falta de regulamentação do setor.
Em segundo lugar, em áreas onde o comércio de Bitcoin é proibido, os futuros do Bitcoin permitem que os investidores ainda especulem sobre o preço do Bitcoin.
4.
Como eles funcionam?
Um Bitcoin futuro funcionará exatamente com os mesmos princípios que os futuros sobre ativos financeiros tradicionais.
Ao antecipar se o preço do Bitcoin vai subir ou descer, os especuladores vão comprar ou vender em um contrato futuro de Bitcoin.
Por exemplo, se um indivíduo possui um Bitcoin com preço de $ 18.000 (hipoteticamente) e prevê que o preço cairá no futuro, para se proteger, ele pode vender um contrato futuro de Bitcoin pelo preço atual, que é $ 18.000.
Perto da data de liquidação, o preço do Bitcoin, juntamente com o preço do contrato futuro do Bitcoin, teria caído. O investidor agora decide comprar de volta os futuros do Bitcoin.
Se o contrato for negociado por $ 16.000 próximo à data de liquidação futura, o investidor ganhou $ 2.000 e, portanto, protegeu seu investimento vendendo na alta e comprando na baixa.
Este é um exemplo básico de como os futuros de Bitcoin funcionam e os termos exatos de cada contrato futuro podem ser mais complexos dependendo da troca, que incluirá limites de preço mínimo e máximo.
5.
O que os futuros do Bitcoin significam para o preço do Bitcoin?
No curto prazo, isso empurra o preço para cima conforme o interesse geral na criptomoeda aumenta.
No dia seguinte ao lançamento dos futuros do Bitcoin na Chicago Board Options Exchange (CBOE), pela primeira vez em uma importante bolsa regulamentada, o preço saltou quase 10% para US $ 16.936.
Índice de preços Da mesma forma, na preparação para o lançamento de futuros do Bitcoin em uma das maiores bolsas do mundo, a CME, o preço do Bitcoin ultrapassou a barreira de $ 20.000.
Índice de preços O impacto do preço a longo prazo é mais difícil de prever, mas com toda a probabilidade, continuará a aumentar o preço do Bitcoin.
6.
Isso significa que é mais provável que o preço suba?
Existem vários motivos pelos quais isso ocorre.
Como os futuros do Bitcoin podem ser regulamentados em bolsas públicas, isso dá às pessoas que antes eram céticas por causa da falta de regulamentação, a confiança para investir.
Os investidores institucionais são mais propensos a oferecer futuros de Bitcoin a seus clientes como uma opção de investimento viável.
Traz mais liquidez ao mercado, tornando mais fácil comprar, vender e negociar a criptomoeda e, portanto, muito mais lucrativo.
Isso abre o mercado de Bitcoin para uma base de investidores mais ampla, incluindo países onde o comércio de Bitcoin foi proibido.
Como os futuros são projetados para equilibrar as flutuações de preço dos ativos subjacentes, também podem tornar o preço do Bitcoin menos volátil.
7.
O que eles significam para toda a indústria Blockchain?
Existem vários resultados possíveis.
Primeiro, o Bitcoin é visto como uma espécie de garoto-propaganda das criptomoedas. Portanto, se o preço do Bitcoin sofrer grandes aumentos em um curto espaço de tempo, independentemente de isso ser devido aos futuros do Bitcoin ou não, mais pessoas tendem a notar.
À medida que mais pessoas tomam conhecimento da indústria de criptomoedas, a aceitação de altcoins aumentará e empurrará os preços para cima.
O outro lado também é possível; os investidores podem querer vender seus altcoins por Bitcoins para participar de sua corrida de alta. As saídas em grande escala podem causar uma queda drástica no preço de criptomoedas alternativas.
O cenário mais provável é que algumas das altcoins mais fortes, como Ethereum, Litecoin, Ripple, etc., possam seguir os passos do Bitcoin e se tornar negociáveis como futuros também, uma vez que o interesse dos investidores se torne forte o suficiente.
8.
Onde você pode negociar futuros de Bitcoin?
Existem dois mercados distintos onde os futuros do Bitcoin podem ser negociados.
A primeira opção é em trocas de criptomoedas selecionadas, incluindo BitMEX e OKCoin. As trocas de criptomoedas oferecem essa opção há algum tempo, onde o comércio de futuros de Bitcoin permanece em grande parte não regulamentado.
A segunda opção é em bolsas regulamentadas publicamente. Este é um fenômeno recente e parte do motivo pelo qual vimos o aumento do preço do Bitcoin em dezembro.
Tudo começou com o lançamento futuro de Bitcoin da CBOE em 10 de dezembro. A Chicago Mercantile Exchange (CME) segue com seu lançamento em 17 de dezembro, marcado para negociação em 18 de dezembro. Corretoras como a TD Ameritrade e JP Morgan também expressaram seu interesse em permitir o acesso a esses mercados.