Você é novo no mundo do blockchain e criptomoedas? Preparamos a parte 1 de um glossário para “iniciantes em criptomoeda”! Confira abaixo:
Breve esconder
• 1. Criptomoeda
• 2. Blockchain
• 3. Bitcoin
• 4. Ethereum
• 5. Capitalização de mercado
• 6. Dinheiro FIAT
• 7. Altcoins
• 8. Tokens
• 9. Satoshi Nakamoto
• 10. ICO
• 11. STO
• 12. Stablecoin
• 13. Contratos inteligentes
• 14. Mineração
• 15. Aplicação descentralizada
• 16. Blocktime
• 17. Fornecimento circulante e fornecimento total
Criptomoeda
Em palavras simples, é uma moeda virtual que - como o próprio nome indica - usa criptografia para proteger as transações financeiras. A principal vantagem de uma criptomoeda é que ela é descentralizada, ao contrário das moedas "tradicionais" (ou seja, moedas FIAT -). Devido a este fato, as transferências de criptomoedas são seguras, anônimas e transparentes. Atualmente, existem mais de 4000 criptomoedas existentes.
A maioria das criptomoedas é baseada na tecnologia blockchain.
Blockchain
É um banco de dados descentralizado e distribuído no modelo de código aberto. Funciona em rede P2P e não é controlado por terceiros, ou seja, não há computadores centrais e não há espaço de armazenamento de dados centralizado. É um livro-razão anônimo e verificável que qualquer pessoa pode acessar.
Como seus nomes indicam, blockchain é uma cadeia de blocos. Esta cadeia é uma lista de registros com informações vinculadas por meio de criptografia. Blockchain salva transações de forma permanente e segura.
Bitcoin e Ether são algumas das criptomoedas baseadas em blockchain.
Anteriormente, também preparamos um artigo explicado sobre o blockchain, onde você pode encontrar mais informações sobre este tópico.
Bitcoin
É a mais conhecida e a maior criptomoeda por capitalização de mercado. Foi criado em 2009 pela pessoa anônima usando o nome de Satoshi Nakamoto. É considerada a primeira criptomoeda descentralizada.
Geralmente, o preço dos altcoins está diretamente relacionado ao preço do Bitcoin. Quando o Bitcoin cresce, o mercado sobe (mercado em alta), analogamente, quando o preço do Bitcoin cai, o mercado desce (mercado em baixa).
Ethereum
É chamado de “irmão mais novo do Bitcoin”. É a segunda plataforma de criptomoeda mais conhecida, atualmente classificada entre as 3 primeiras no ranking de capitalização de mercado. Foi criado por Vitalik Buterin.
Ether (ETH) é um nome de criptomoeda na plataforma Ethereum. A Ethereum fornece uma máquina virtual descentralizada, a Máquina Virtual Ethereum (EVM), e foi projetada para oferecer Contratos Inteligentes (verifique sua definição posteriormente em nosso glossário).
Ao contrário do Bitcoin, no Ethereum há a possibilidade de os usuários criarem suas próprias criptomoedas e executar projetos de blockchain (por exemplo, blockchain ICO e blockchain STO - verifique as definições abaixo).
Capitalização de mercado
É um valor total de todas as ações da empresa. Por exemplo, uma empresa com 1 milhão de ações com um preço de $ 10 por ação possui uma capitalização de mercado igual a $ 10 milhões.
Um dos sites mais famosos onde você pode verificar a atual classificação de capitalização de mercado de criptomoedas é o CoinMarketCap
Dinheiro Fiduciário
É uma moeda que não se baseia em bens materiais, como ouro ou prata. Seu valor geralmente vem de regulamentos políticos, e seu valor é estabelecido pelos governos ou porque as partes envolvidas concordaram com seu valor de troca.
A história do dinheiro da FIAT remonta ao século XI. Foi criado na China e começou a dominar no século anterior. Depois que o presidente dos Estados Unidos, R. Nixon, desvinculou o dólar do ouro em 1971, as moedas da FIAT começaram a se tornar populares em todo o mundo.
Ao contrário das criptomoedas, as moedas FIAT são controladas por instituições financeiras e podem perder muito valor devido à inflação.
Altcoins
Em palavras simples, chamamos de altcoins todas as criptomoedas, exceto Bitcoin.
Tokens e altcoins são erroneamente usados como sinônimos, pois sua estrutura é diferente. Altcoins possuem seu próprio blockchain separado.
O altcoin mais conhecido hoje é o Ethereum.
Tokens
Junto com altcoins, tokens são dois subconjuntos de criptomoedas.
Em palavras simples, token é uma criptomoeda que depende de outra criptomoeda como plataforma para operar.
Ao contrário das altcoins, os tokens operam no topo do blockchain. Eles foram projetados para facilitar a implementação de aplicativos descentralizados. Os tokens de criptomoeda são muito mais fáceis de criar do que as altcoins e, portanto, cerca de 80% das moedas em circulação hoje são tokens.
Para citar um exemplo, o Ethereum oferece suporte ao desenvolvimento de tokens de criptomoeda adicionais, e plataformas de criptografia, como TRON e EOS, começaram como tokens baseados no Ethereum.
Satoshi Nakamoto
Satoshi Nakamoto é um pseudônimo anônimo de uma pessoa que criou o Bitcoin em 2009. Houve muitas suspeitas sobre quem está “escondido” por trás desse nome, mas nenhuma delas foi confirmada. Afirma-se que Nakamoto é um homem, nasceu em 1975 e vem do Japão.
Satoshi Nakamoto, ao inventar o Bitcoin, implementou o primeiro blockchain e implantou a primeira moeda digital descentralizada.
ICO
ICO é a abreviatura de Initial Coin Offer. É um tipo de financiamento que usa criptomoedas. Em palavras simples, quando alguém cria um novo projeto de criptografia, ele pode receber fundos de investidores vendendo tokens em troca de moeda legal ou outras criptomoedas, como Bitcoin ou Ethereum.
Por exemplo, durante a ICO, a Ethereum arrecadou US $ 18 milhões e a plataforma EOS até US $ 185 milhões.
STO
STO significa Oferta de Token de Segurança e é uma forma diferente de arrecadação de fundos que ICO. No STO, os usuários podem comprar tokens criptográficos, que são garantidos por um ativo ou receita de uma empresa.
O STO, como o próprio nome indica, possui tokens de segurança e, portanto, fornece segurança financeira, também porque está sujeito às regulamentações comerciais federais.
Você pode pensar nos tokens de utilidade (ICO) como uma chance de uma recompensa futura caso o novo projeto de criptografia seja bem-sucedido, enquanto o investimento durante o STO é financeiramente mais estável.
Stablecoin
Como o próprio nome indica, Stablecoin mantém valores estáveis e um dos exemplos de Stablecoins é criptomoeda Tether (USDT), cujo valor é igual a cerca de 1 USD. Em geral, o valor do Stablecoin pode ser associado a moedas tradicionais (ou seja, dinheiro FIAT) ou bens materiais, como ouro e prata.
Contratos Inteligentes
Os Contratos Inteligentes são uma forma digital de contratos tradicionais. Eles são simplesmente programas que operam em muitas plataformas de criptografia, por exemplo, Ethereum e NEO, e são projetados para garantir que todas as partes que participam das transações estejam seguras, independentemente da confiança.
Mineração
A mineração de criptomoedas é um processo no qual novas transações de criptomoedas são adicionadas ao blockchain. As pessoas que são responsáveis por verificar essas informações e, portanto, atualizar o razão são chamadas de mineradores.
Você já deve ter ouvido falar de ganhar dinheiro com a mineração de Bitcoins. Lembre-se de que hoje você precisa de hardware muito avançado e especializado para ter um lucro significativo por ser um minerador.
Aplicação descentralizada
O aplicativo descentralizado (dApp) é um aplicativo executado em uma rede P2P (ponto a ponto) em muitos computadores, em vez de apenas em um único computador. A descentralização significa que terceiros não controlam esses aplicativos.
Os aplicativos descentralizados usam Contratos inteligentes para serem executados.
Blocktime
Em palavras simples, o tempo de bloqueio é o tempo durante o qual uma rede gera um bloco extra. No caso do Bitcoin, são 10 minutos, mas por exemplo no EOS, são apenas 0,5 segundos.
Fornecimento circulante e fornecimento total
Em primeiro lugar, você precisa entender que a maioria das criptomoedas possui um fornecimento limitado, portanto, não pode ser criada uma quantidade infinita de unidades.
A oferta total é a quantidade máxima de moedas da criptomoeda que pode ser criada.
A oferta circulante é a quantidade atual de moedas da criptomoeda que foram minadas e, portanto, estão em circulação.
Por exemplo, o fornecimento total de Bitcoin é igual a 21 000 000 BTC, e seu fornecimento circulante é hoje (9 de janeiro de 2019) igual a 17 470 112 BTC.
Depois de ler nosso glossário, você deve ter uma compreensão básica do que estamos discutindo em nosso blog. No entanto, não é tudo o que preparamos para "manequins de criptomoeda"!
Fique ligado na parte 2, onde apresentaremos a você conceitos mais avançados, como mecanismos de consenso.