TLDR: um contrato inteligente é um protocolo de computador destinado a facilitar, verificar ou impor digitalmente a negociação ou execução de um contrato. Contratos inteligentes permitem a realização de transações confiáveis sem terceiros.
Uma das melhores coisas sobre o blockchain é que, por ser um sistema descentralizado que existe entre todas as partes permitidas, não há necessidade de pagar intermediários (intermediários) e economiza tempo e conflito. Os blockchains têm seus problemas, mas são classificados, inegavelmente, mais rápidos, baratos e seguros do que os sistemas tradicionais, e é por isso que os bancos e governos os procuram.
Desfrute de uma aula gratuita da Biblioteca Blockgeeks!
Em 1994, Nick Szabo, um estudioso do direito e criptógrafo, percebeu que o livro razão descentralizado poderia ser usado para contratos inteligentes, também chamados de contratos autoexecutáveis, contratos de blockchain ou contratos digitais. Nesse formato, os contratos poderiam ser convertidos em código de computador, armazenados e replicados no sistema e supervisionados pela rede de computadores que executam o blockchain. Isso também resultaria em feedback do razão, como transferência de dinheiro e recebimento do produto ou serviço.
O que são contratos inteligentes?
Os contratos inteligentes ajudam você a trocar dinheiro, propriedades, ações ou qualquer coisa de valor de maneira transparente e sem conflitos, evitando os serviços de um intermediário.
A melhor maneira de descrever contratos inteligentes é comparar a tecnologia a uma máquina de venda automática. Normalmente, você iria a um advogado ou notário, pagaria e esperaria enquanto obtinha o documento. Com contratos inteligentes, você simplesmente joga um bitcoin na máquina de venda automática (ou seja, livro-razão) e seu depósito, carteira de motorista ou o que quer que caia em sua conta. Mais ainda, os contratos inteligentes não apenas definem as regras e penalidades em torno de um acordo da mesma forma que um contrato tradicional, mas também impõem automaticamente essas obrigações. Se você está procurando um passo a passo mais detalhado sobre contratos inteligentes, confira nossos cursos de blockchain sobre contratos inteligentes.
Como Vitalik Buterin, o programador de 22 anos de ethereum, explicou em um DC Blockchain Summit, em uma abordagem de contrato inteligente, um ativo ou moeda é transferido para um programa “e o programa executa este código e em algum ponto ele automaticamente valida uma condição e determina automaticamente se o ativo deve ir para uma pessoa ou de volta para outra pessoa, ou se deve ser reembolsado imediatamente para a pessoa que o enviou ou alguma combinação dos dois. ”Enquanto isso, o livro-razão descentralizado também armazena e replica o documento que lhe confere certa segurança e imutabilidade.
Exemplo
Suponha que você alugue um apartamento meu. Você pode fazer isso por meio do blockchain, pagando em criptomoeda. Você recebe um recibo que está guardado em nosso contrato virtual; Eu lhe dou a chave de entrada digital que chega até você em uma data específica. Se a chave não chegar a tempo, o blockchain libera um reembolso. Se eu enviar a chave antes da data de aluguel, a função a mantém liberando a taxa e a chave para você e para mim, respectivamente, quando a data chegar. O sistema funciona na premissa If-Then e é testemunhado por centenas de pessoas, então você pode esperar uma entrega perfeita. Se eu te der a chave, com certeza serei pago. Se você enviar uma certa quantia em bitcoins, receberá a chave. O documento é cancelado automaticamente após o tempo, e o código não pode ser interferido por nenhum de nós sem que o outro saiba, já que todos os participantes são alertados simultaneamente.
Você pode usar contratos inteligentes para todos os tipos de situações que variam de derivativos financeiros a prêmios de seguro, violação de contratos, legislação de propriedade, aplicação de crédito, serviços financeiros, processos legais e acordos de crowdfunding.
Um exemplo de contrato inteligente
Aqui está o código para um contrato inteligente básico que foi escrito na blockchain Ethereum. Os contratos podem ser codificados em qualquer blockchain, mas o ethereum é mais usado, pois oferece capacidade de processamento ilimitada.
O contrato estipula que o criador do contrato receba 10.000 BTCS (ou seja, bitcoins); permite que qualquer pessoa com equilíbrio suficiente distribua esses BTCs para outras pessoas.
Jerry Cuomo, vice-presidente de tecnologias de blockchain da IBM, acredita que contratos inteligentes podem ser usados em toda a cadeia, de serviços financeiros a saúde e seguros. aqui estão alguns exemplos:
Governo
Os insiders garantem que é extremamente difícil para o nosso sistema de votação ser fraudado, mas, ainda assim, os contratos inteligentes dissipariam todas as preocupações ao fornecer um sistema infinitamente mais seguro. Os votos protegidos pelo livro-razão precisariam ser decodificados e exigir um poder de computação excessivo para serem acessados. Ninguém tem tanto poder de computação, então seria preciso Deus para hackear o sistema! Em segundo lugar, os contratos inteligentes podem aumentar a baixa participação eleitoral. Grande parte da inércia vem de um sistema desajeitado que inclui alinhar, mostrar sua identidade e preencher formulários. Com contratos inteligentes, os voluntários podem transferir a votação online e os millennials irão votar em massa em seu Potus.
Gestão
O blockchain não só fornece um único livro-razão como fonte de confiança, mas também elimina possíveis problemas na comunicação e no fluxo de trabalho devido à sua precisão, transparência e sistema automatizado. Normalmente, as operações de negócios precisam passar por um vaivém, enquanto aguardam aprovações e problemas internos ou externos para serem resolvidos. Um livro razão do blockchain simplifica isso. Também elimina discrepâncias que normalmente ocorrem com o processamento independente e que podem levar a processos judiciais caros e atrasos na liquidação.
História de caso
Em 2015, a Depository Trust & Clearing Corp. (DTCC) usou um livro razão de blockchain para processar mais de US $ 1,5 quatrilhão em títulos, representando 345 milhões de transações.
Cadeia de mantimentos
Contratos inteligentes funcionam na premissa If-Then, então, para colocar nas palavras de Jeff Garzik,
“A UPS pode executar contratos que dizem: 'Se eu receber dinheiro na entrega neste local em um mercado emergente em desenvolvimento, então este outro [produto], muitos e muitos elos da cadeia de abastecimento, fará com que um fornecedor crie um novo item desde o item existente acabou de ser entregue naquele mercado em desenvolvimento. '”Com muita frequência, as cadeias de suprimentos são dificultadas por sistemas baseados em papel, onde os formulários precisam passar por vários canais de aprovação, o que aumenta a exposição a perdas e fraudes. O blockchain anula isso, fornecendo uma versão digital segura e acessível para todas as partes na cadeia e automatiza tarefas e pagamentos.
História de caso
O Barclays Corporate Bank usa contratos inteligentes para registrar uma mudança de propriedade e transferir automaticamente os pagamentos para outras instituições financeiras na chegada
Automóvel
Não há dúvida de que estamos progredindo de vertebrados pré-humanos preguiçosos para robôs superinteligentes. Pense em um futuro onde tudo será automatizado. O Google está chegando lá com smartphones, óculos inteligentes e até carros inteligentes. É aí que os contratos inteligentes ajudam. Um exemplo são os veículos autônomos ou com estacionamento próprio, onde os contratos inteligentes podem colocar em ação uma espécie de "oráculo" que pode detectar quem está com a culpa em um acidente; o sensor ou o driver, além de inúmeras outras variáveis. Usando contratos inteligentes, uma seguradora de automóveis poderia cobrar taxas de maneira diferente com base em onde e sob quais condições os clientes estão operando seus veículos.
Imobiliária
Você pode obter mais dinheiro por meio de contratos inteligentes. Normalmente, se você quisesse alugar seu apartamento para alguém, você precisaria pagar um intermediário como o Craigslist ou um jornal para anunciar e, novamente, você precisaria pagar alguém para confirmar se a pessoa pagou o aluguel e seguiu em frente. O livro-razão reduz seus custos. Tudo o que você faz é pagar via bitcoin e codificar seu contrato no livro-razão. Todo mundo vê, e você realiza o cumprimento automático. Corretores, agentes imobiliários, agiotas e qualquer pessoa associada ao jogo imobiliário podem lucrar.
Cuidados de saúde
Os registros pessoais de saúde podem ser codificados e armazenados no blockchain com uma chave privada que concederia acesso apenas a indivíduos específicos. A mesma estratégia pode ser usada para garantir que a pesquisa seja conduzida de acordo com as leis HIPAA (de forma segura e confidencial). Os recibos das cirurgias podem ser armazenados em um blockchain e enviados automaticamente para as seguradoras como prova de entrega. O livro razão também pode ser usado para gerenciamento geral de saúde, como supervisão de medicamentos, conformidade com regulamentos, resultados de testes e gerenciamento de suprimentos de saúde
Os contratos inteligentes são fantásticos!
Aqui está o que os contratos inteligentes oferecem a você:
Autonomia - você é quem faz o acordo; não há necessidade de contar com um corretor, advogado ou outros intermediários para confirmar. A propósito, isso também elimina o perigo de manipulação por terceiros, uma vez que a execução é gerenciada automaticamente pela rede, e não por um ou mais indivíduos, possivelmente tendenciosos, que podem errar.
Confiança - Seus documentos são criptografados em um livro-razão compartilhado. Não há como alguém dizer que o perdeu.
Backup - Imagine se seu banco perdesse sua conta poupança. No blockchain, todos e cada um de seus amigos protegem você. Seus documentos são duplicados muitas vezes.
Segurança - a criptografia, a criptografia de sites, mantém seus documentos seguros. Não há hacking. Na verdade, seria necessário um hacker anormalmente inteligente para quebrar o código e se infiltrar.
Velocidade - normalmente você teria que gastar muito tempo e papelada para processar documentos manualmente. Contratos inteligentes usam código de software para automatizar tarefas, economizando horas em uma série de processos de negócios.
Poupança - os contratos inteligentes economizam dinheiro, pois eliminam a presença de um intermediário. Você teria, por exemplo, que pagar um notário para testemunhar sua transação.
Precisão - os contratos automatizados não apenas são mais rápidos e baratos, mas também evitam os erros que vêm do preenchimento manual de muitos formulários.