Como a nuvem há vários anos, criptomoeda é a nova palavra da moda em tecnologia que gerou muita conversa, enquanto deixava muitos se perguntando se é muito barulho por nada. O termo “blockchain” muitas vezes anda de mãos dadas com a conversa sobre criptomoeda, mas tem aplicativos além disso, incluindo e-mail.
Pode parecer surpreendente, mas o e-mail blockchain é uma coisa, e existem alguns projetos em desenvolvimento que desejam usá-lo para interromper os sistemas de e-mail tradicionais. Como um blockchain é um livro-razão aberto e distribuído que é replicado em muitos computadores e não tem um ponto de acesso centralizado, ele é visto como imune a ataques de malfeitores. Esses recursos o tornam atraente para e-mail, que possui muitos pontos fracos que podem ser explorados.
Descobrir uma maneira de tornar o e-mail mais seguro é fundamental, porque ele não vai desaparecer tão cedo. De acordo com o OptinMonster, as pessoas enviam impressionantes 102,6 trilhões de e-mails anualmente e, nos EUA, é usado por mais de 90% de todas as pessoas com mais de 15 anos (sim, mesmo aqueles que nunca conheceram um mundo sem mídia social).
Além disso, 60% dos consumidores se cadastram em listas de e-mail para obter ofertas promocionais, em comparação com 20% dos consumidores que seguem marcas nas redes sociais pelo mesmo motivo. E com um retorno potencial do investimento de até 4400%, o marketing por email continua sendo um forte impulsionador de crescimento para muitas empresas.
O e-mail blockchain tem benefícios que o tornam atraente para os profissionais de marketing por e-mail, mas também tem desvantagens, como explicaremos.
Os benefícios do email blockchain
Existem vários motivos pelos quais o e-mail blockchain é uma perspectiva atraente para quem deseja interromper o status quo, incluindo:
• Cada mensagem seria autenticada
Como um blockchain é um conjunto imutável de registros que são autenticados por cada um dos computadores que armazenam cópias dele, um sistema de e-mail blockchain apresentaria um banco de dados de mensagens que reflete com precisão a atividade de envio e recebimento de todos os que o utilizam. Apesar do desenvolvimento de ferramentas de segurança como SPF, DKIM e DMARC, o spam continua a atormentar nossas caixas de entrada e quase todos nós temos sido destinatários de tentativas de phishing e spearphishing de bandidos.
No entanto, o e-mail blockchain forneceria uma única fonte de verdade para cada mensagem enviada e recebida, permitindo que os usuários verifiquem facilmente se tudo o que recebem veio de um remetente confiável. Os malfeitores não podiam se passar por outras pessoas e teriam dificuldade em enviar spam, pois suas mensagens precisariam ser verificadas.
• Os usuários (provavelmente) teriam privacidade
Colocar e-mail em um blockchain descentralizado significa que nenhuma parte teria controle sobre as contas dos usuários e suas mensagens. Hoje, muitas pessoas “pagam” por serviços de e-mail gratuitos permitindo que as empresas analisem suas mensagens em busca de sinais que alimentam máquinas de publicidade. O e-mail blockchain permitiria que eles mantivessem suas mensagens livres de olhares curiosos, mesmo que aqueles que estão espionando sejam baseados em silício.
Além disso, se alguém quiser encerrar sua conta de e-mail blockchain, pode facilmente fazê-lo sem se preocupar que suas informações não sejam completamente excluídas, ao contrário de muitos serviços gratuitos que basicamente colocam as contas em hibernação quando os usuários tentam fechá-las. Se um único terceiro tiver controle sobre os dados, eles podem fazer o que quiserem com eles, mas se um banco de dados de e-mail blockchain for copiado em muitos computadores, apenas os usuários poderão ditar como suas informações são tratadas.
• Ninguém perderia um e-mail novamente (espero)
O banco de dados de um sistema de e-mail blockchain não poderia ser corrompido porque não haveria um servidor de e-mail central que pudesse ser danificado ou apresentar uma falha. Mesmo as mensagens excluídas podem ser salvas por meio de um mecanismo como um nó fora da cadeia, permitindo a criação de um arquivo que os usuários podem acessar quando necessário.
• Os comerciantes por e-mail podem enviar campanhas direcionadas com mais precisão
O e-mail blockchain poderia, em teoria, resultar em uma riqueza de dados sobre seus usuários. Uma vez que a identidade de cada pessoa seria autenticada e o blockchain conteria uma fonte imutável de verdade sobre seu histórico de e-mail, os profissionais de marketing por e-mail poderiam usar inteligência artificial para filtrar esses dados e direcionar com mais precisão as pessoas certas para suas campanhas.
Embora muitas pessoas possam reclamar de tal conceito, ele pode fornecer uma maneira de pagar por uma plataforma de e-mail blockchain. Além disso, se as pessoas vão ver anúncios, não é melhor para elas verem aqueles que são direcionados aos seus interesses?
As desvantagens do e-mail blockchain
No entanto, existem alguns motivos pelos quais você não ouve muito falar sobre e-mail blockchain atualmente, incluindo:
• Os incríveis requisitos de armazenamento
Bitcoin, a maior criptomoeda por capitalização de mercado, usa um blockchain que tinha 210 GB em abril de 2019. Embora seja um grande banco de dados, ainda não é muito em comparação com a quantidade de e-mails de espaço normalmente ocupam. O e-mail médio é de 75 KB - multiplique isso pelos 102,6 trilhões de e-mails enviados todos os anos e você verá que uma plataforma de e-mail blockchain com até mesmo um número modesto de usuários teria requisitos de armazenamento consideráveis rapidamente.
Como uma cópia do blockchain precisa residir em cada computador da rede (5 milhões deles, no caso do Bitcoin), isso significa que uma plataforma de e-mail blockchain poderia facilmente diminuir os requisitos de armazenamento para criptomoedas. Esse é um problema de escalabilidade que intimidaria até mesmo os profissionais de TI mais experientes, embora um desenvolvedor inteligente pudesse potencialmente resolver esse problema, por exemplo, armazenando mensagens fora do blockchain e apenas usando-as para verificar remetentes e destinatários.
Na verdade, a Salesforce ganhou recentemente uma patente para uma plataforma baseada em blockchain que armazenaria apenas parte de um e-mail, de forma que as cópias do remetente e do destinatário pudessem ser comparadas para determinar se uma mensagem é autêntica. Uma discrepância resultaria na marcação do e-mail como spam.
• A necessidade de garantia de privacidade do usuário
Existem algumas empresas desenvolvendo e-mail blockchain, mas não está claro se alguma delas tornará seu código-fonte aberto. Qualquer empresa que não puder disponibilizar seu código não pode necessariamente garantir a privacidade do usuário, o que seria um obstáculo para algo tão confidencial como o e-mail.
• A possibilidade de criar “jardins murados”
Pelo menos um serviço de e-mail blockchain atualmente em desenvolvimento permite apenas que seus usuários enviem e-mails uns aos outros, deixando qualquer um em outra plataforma no frio. É uma reminiscência dos velhos tempos, antes de a web se tornar dominante, quando as pessoas na AOL e na CompuServe não podiam enviar mensagens entre os dois serviços.
No entanto, essa limitação não parece estar em vigor para todas as plataformas de e-mail de blockchain que estão em obras, então é possível que esse problema possa acabar inexistente.
As perspectivas do e-mail blockchain
O e-mail blockchain está muito aquém da criptomoeda no que diz respeito à adoção e ao interesse nas perspectivas de longo prazo da tecnologia. Ele também parece estar ganhando menos força do que mensagens, pagamentos no aplicativo, criação de contratos e outros casos de uso.
No entanto, a possibilidade de usá-lo para combater todos os tipos de fraude é muito atraente para as empresas, então é provável que o baseado em blockchain, como o que a Salesforce está desenvolvendo, possa vencer no longo prazo. Mesmo se o blockchain não puder fornecer uma solução de e-mail abrangente e completa, provavelmente pode complementar o ambiente atual.