Negociar é um jogo de números e, embora tentemos fazer todos os esforços para encontrar uma estratégia lucrativa, ainda caímos em algumas armadilhas comuns e incomuns que nos impedem de atingir nossos objetivos. Abaixo estão 7 coisas que podem arruinar toda a nossa estrutura de negociação.
7. Cair em armadilhas emocionais e cognitivas.
Conservadorismo é quando um negociante é lento para reagir a novas informações e dá muito peso às taxas básicas. A maneira de lidar com esse viés para forçar a si mesmo a ser cético em relação à sua análise básica e estar sempre dinâmico e pronto para a mudança.
O viés de confirmação é quando o trader se concentra em informações positivas e descarta informações negativas.
O preconceito retrospectivo faz a pessoa infligida superestimar sua exatidão no passado e pode levar a riscos excessivos. A maioria das previsões é feita retrospectivamente. Isso significa que todos podemos olhar para os gráficos do passado e concluir que a direção futura era prever.
O viés de disponibilidade envolve a seleção de investimentos com base na facilidade de recuperação de suas memórias.
A aversão à perda é de longe o preconceito emocional mais comum que existe e é o ato de cortar os ganhos muito cedo e as perdas muito tarde, por medo de perder. A melhor maneira de remediar isso é manter uma relação fixa de risco-recompensa e automatizar o mecanismo de fechamento de posição.
Excesso de confiança significa manter posições concentradas e geralmente resulta em negociações excessivas. Uma boa sequência não significa que sempre será o caso e, portanto, o trader deve sempre seguir os procedimentos e garantir que não se desvie da estratégia.
Precisamos ter certeza de manter nossas emoções sob controle, automatizando nossos procedimentos de gerenciamento de risco.
6. Não seguir seu plano.
Ao projetar sua estratégia de negociação e sistema de gerenciamento de risco, você deve segui-los. Caso contrário, você não poderá avaliar adequadamente seu desempenho. A disciplina é fundamental na negociação e quanto mais disciplinado você for com o seu sistema de negociação, maior será sua probabilidade de sucesso. Um plano é o que valida sua escolha de negociar e consistência é o que o fará melhorar com o tempo.
5. Seguir as recomendações de outras pessoas.
Não posso deixar de enfatizar o quanto essa prática leva à perda de capital. O problema não está apenas nas más recomendações ou golpes, mas no fato de que cada trader tem um perfil de risco e período de espera diferente.
4. Usando alavancagem excessiva.
A alavancagem é uma forma de aumentar os lucros, mas é uma faca de dois gumes, pois também pode aumentar as perdas. Alavancagem é simplesmente usar fundos emprestados para aumentar o tamanho de sua posição que é naturalmente inalcançável por meio de seus fundos atuais. Se o usarmos com sabedoria (ou seja, não excessivamente e respeitando as práticas de gestão de risco adequadas), a alavancagem pode nos ajudar a atingir nossos objetivos mais rapidamente, mas muitos traders são tão tentados pelo tamanho dos lucros esperados por meio de grande alavancagem que esquecem o igualmente grande esperado perdas.
3. Baseando-se apenas na análise técnica.
A análise técnica é mal utilizada. Não é realmente uma ferramenta de previsão pura que deve ser usada como uma estratégia autônoma. É um complemento à análise fundamental. No curto prazo, deve ser usado como parte de um sistema que também usa outras análises.
2. Negligenciar o gerenciamento de risco adequado.
Se sua estratégia de negociação é o que o faz ganhar dinheiro, então o gerenciamento de risco é o que o impede de perder dinheiro. Os mercados são ambientes do tipo aleatório e não podemos estar certos o tempo todo, portanto, devemos contabilizar os momentos em que não acertaremos. Afinal, os investidores e negociadores mais bem-sucedidos são, por coincidência, ótimos no gerenciamento e na mensuração de seus riscos. Nunca se esqueça de seu stop-loss que é colocado cuidadosamente respeitando uma boa relação risco-recompensa.
1. Querer ficar rico logo.
Na verdade, esse pecado é uma personificação de todos os itens acima. A necessidade emocional de ganhar dinheiro o mais rápido possível, a fim de impressionar a sociedade, leva o negociante a tomar más decisões emocionais com relação a seus negócios e atividades relacionadas com o comércio. Isso também está relacionado ao fato de que, com a necessidade de ganhar dinheiro, é provável que continuemos mudando nosso plano, pois acreditamos que o novo plano será um caminho mais rápido para o enriquecimento.
Aqui você pode encontrar algumas respostas gerais para as perguntas mais comuns sobre Forex.