Você já se perguntou o que determina o valor das criptomoedas, quais são os fatores que as fazem subir e descer em comparação com fiats como dólares e euros? Bem, não se pergunte mais! Aqui está uma lista de alguns fatores que afetam seu preço e por que ele muda. Existem vários fatores que determinam como o bitcoin e outros cryptos são avaliados, mas principalmente eles podem ser resumidos por dois pilares fundamentais da economia.
Sua oferta e demanda básicas !!
Vamos pegar a criptografia mais popular como exemplo: Bitcoin. Para entender como o bitcoin é avaliado, você precisa entender a lei da oferta e da demanda. A oferta e demanda de Bitcoin desempenham um grande fator nos preços. Atualmente, existe supostamente um limite de 21 milhões de Bitcoins. Quando esse limite for atingido, a Bitcoin Mining não criará mais novos Bitcoins. A oferta de Bitcoin atingiu 16,8 milhões em janeiro de 2017, o que significa que cerca de 80% do valor total de Bitcoin já foi minerado e disponibilizado ao público. Como todos sabemos na economia geral, o preço sobe quando a demanda não consegue acompanhar a oferta.
Existem dois tipos de fatores que podem afetar isso: Fatores internos e fatores externos.
Fatores internos
Traders
Pessoas que negociam criptomoeda ativamente podem afetar muito o aumento e a queda das taxas. Os comerciantes intermediários dependem da escolha dos principais comerciantes de comprar, vender ou manter. Por último, os principais traders tentam administrar as flutuações de preços por meio de ferramentas de mercado, sujeitas às condições de mercado adequadas.
Influência cruzada de diferentes criptas
Simplificando, quando o preço do bitcoin sobe, o preço dos altcoins cai em valor fiduciário e barateia ainda mais em relação ao BTC. Isso acontece porque, com o crescimento do preço do BTC, o fundo das altcoins é empurrado para o bitcoin. Nesse caso, apenas altcoins com forte suporte podem manter sua posição.
Fatores externos
Adaptação Global
Conforme as pessoas, lojas e empresas lentamente começam a aceitar a criptografia como forma de pagamento, isso pode aumentar sua demanda. O oposto se aplica se mais pessoas o rejeitarem.
Atualizações no software de criptografia
Um bom exemplo disso é o Segregated Witness, popularmente conhecido como SegWit. Quando o SegWit foi ativado, o preço do Bitcoin dobrou.
Meios de comunicação de massa e influência
Insights positivos ou negativos de figuras influentes podem afetar a forma como as pessoas percebem a criptomoeda e, portanto, afetar seus preços de mercado.
Integração do mercado comercial
Quando plataformas de criptomoedas populares, como a Paxful, começam a aceitar uma nova criptomoeda, a legitimidade dessa criptografia aumenta e também a demanda por ela. As redes são criadas por meio desses tipos de mercado à medida que as trocas se tornam mais populares. Isso ocorre porque fica mais fácil ganhar mais participantes. O preço é afetado por isso, pois tem um efeito direto na popularidade do Bitcoin, à medida que mais pessoas compram e vendem.
Eventos Políticos
Grandes notícias, como a decisão da China de proibir completamente a realização de ICO no país, bem como o fechamento das bolsas domésticas, podem fazer com que os preços caiam.
Concorrência
Embora se acredite que o Bitcoin seja a criptomoeda mais popular, existem mais de 1000 formas de criptomoeda em circulação. Exemplos de outras criptomoedas são Litecoin e Ethereum. A presença de concorrência mantém o valor de um investimento sob controle. Por exemplo, o valor do dólar americano teria sido diferente se moedas mais fortes não existissem, como o euro, o iene ou a libra.
Sua Própria Governança Interna
Como o Bitcoin não é regulamentado por uma autoridade singular, os mineiros são colocados no local para processar transações e proteger o blockchain. Se eles quiserem ajustar ou alterar o software, a decisão deve ser consensual. Por causa disso, os membros da comunidade Bitcoin acham que a solução de problemas fundamentais às vezes pode demorar muito, principalmente a questão da escalabilidade.
No momento, o software Bitcoin é capaz de processar apenas cerca de 3 transações por segundo, o que é incrivelmente lento para sua popularidade. A partir de agora, a comunidade está tentando descobrir maneiras de acelerar o número de transações. Quando essas mudanças são aplicadas, elas se transformam em uma outra criptomoeda. Exemplos disso são bitcoin cash e bitcoin gold. Os investidores, então, às vezes decidem que a nova moeda não é tão valiosa, portanto, as novas moedas não têm valor suficiente como Bitcoin.
Utilitário
Como acontece com todos os bens e serviços, a utilidade de uma criptomoeda desempenha um grande papel em seu preço. Se uma nova criptomoeda for criada, mas não oferecer novas soluções ou vantagens, ela não reterá o interesse do investidor no longo prazo. No entanto, se oferecer algo novo e útil, sua demanda aumentará.
Um bom exemplo de uma nova criptomoeda que oferece algo diferente do Bitcoin é o Ethereum. Embora o Bitcoin seja apenas uma criptomoeda, o Ethereum é na verdade uma tecnologia de contabilidade que as pessoas podem usar para criar novos programas e suas aplicações potenciais abrem muitas oportunidades. Seu símbolo é o que chamamos de Éter. As pessoas usam o Ether para negociar. Às vezes, também é usado dentro do Ethereum para executar aplicativos e monetizar o trabalho.
O preço do bitcoin
Bitcoin é o rei de todas as criptografias. O que acontece com ele refletirá em todas as outras criptomoedas. Quando os preços do Bitcoin sobem, o mercado de criptografia o segue e quando ele cai, o mercado afunda. E se a principal criptomoeda está indo mal, por que os investidores comprariam outras altcoins?
Além disso, a maioria das trocas de criptografia exige a troca de bitcoin por outras moedas, tornando-a como uma moeda de reserva de criptografia. Todas as outras criptomoedas são indexadas ao Bitcoin, então cada preço também depende fortemente do bitcoin até certo ponto.
Segurança
Todos nós sabemos que não existe uma figura única encarregada do bitcoin, ao contrário do dinheiro fiduciário, em que guardas armados protegem o banco. A cibersegurança também pode influenciar muito o preço da criptografia. Um conhecido ataque de hack aconteceu em 2014 no Monte. Gox, onde perderam US $ 750.000 em bitcoins (na época, eram US $ 470 milhões). O incidente fez com que o bitcoin caísse para cerca de 36 por cento. Mas se você pensar bem, os bancos regulares também estão sujeitos a roubos, invasões de segurança e assaltos. Portanto, é apenas uma questão de se informar sobre como proteger adequadamente seu dinheiro, independentemente de estar online ou não.